• SIM Inova®
  • Programas
    • SIMROBÓTICA
    • Educação Modelo
    • Trânsito Feliz
  • Editorias
    • Robótica Educacional
    • Gestão Pública
    • Educação para o Trânsito
    • Amigos da Tecnologia Educacional
    • Saiba +
  • TV SIM
            Nenhum resultado Ver todos os resultados
            ✕
                      Nenhum resultado Ver todos os resultados

                      Robótica ou programação é realidade em 13% das escolas públicas

                      Publicado por Fábio Duran on 23/11/2022

                      Investir na educação é a melhor forma de transformar um país e reduzir a desigualdade, para isso, também é preciso investir em educação tecnológica que prepare as crianças e jovens para o mercado de trabalho.

                      As tecnologias educacionais são ferramentas capazes de propiciar o desenvolvimento de competências e habilidades que formem adultos mais ativos e capazes de encontrar soluções eficazes para os desafios deste século.

                      O relatório da Brasscom (Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação e de Tecnologias Digitais), estima que empresas de tecnologia demandem 797 mil vagas até 2025, mas o déficit de profissionais pode chegar a 530 mil. A tecnologia é o setor que mais deve gerar novas profissões no futuro e tem a capacidade de transitar e criar soluções entre diferentes setores, do agro à medicina, por meio de programação, Inteligência Artificial, Realidade Aumentada e outras tantas tecnologias que estão em evolução ou que ainda serão criadas.

                      Para instigar o desejo pelas novas profissões e reduzir o déficit projetado pela Brasscom, é preciso investir ainda mais na educação básica com metodologias ativas que utilizem a tecnologia como ferramenta de aprendizado e com materiais que integrem teoria e prática nas aulas. Nesse aspecto, a robótica educacional vem ganhando espaço nas escolas públicas do país como investimento fundamental no desenvolvimento das cidades.

                      *Pesquisa “O Abismo Digital no Brasil”(2021), Instituto Locomotiva e PwC Consultoria

                      A pesquisa “O Abismo Digital no Brasil”, feita pelo Instituto Locomotiva e PwC Consultoria, mostra que apenas 13% das escolas públicas do Brasil dispõem de aulas de robótica ou programação na base curricular do ensino básico, ou seja, se modernizaram com a educação 4.0, pois as profissões ligadas a algoritmos e máquinas devem superar as “funções tradicionais” até 2025.

                      O documento também mostra que 73% das escolas de ensino médio públicas têm internet para ensino e aprendizagem, 37% têm computador portátil para alunos e 13% contam com tablets para uso em aula.

                      Portanto, é o momento de agir e, se tratando da educação pública, os governos devem impulsionar iniciativas de qualificação digital na educação que estimulem o pensamento criativo e inovador, além de permitir o desenvolvimento de competências e habilidades socioemocionais, cognitivas, organizacionais, comunicativas e comportamentais por meio da robótica educacional, atributos fundamentais para o novo mercado de trabalho.

                      Entre em contato conosco e conheça nossas tecnologias educacionais para o setor público.

                      Compartilhar

                      Veja também

                      06/05/2025

                      Tecnologia na educação fortalece laços entre escola e comunidade com impacto social


                      Leia mais
                      23/04/2025

                      Robótica educacional nas escolas públicas impulsiona o desenvolvimento de soft skills


                      Leia mais
                      09/04/2025

                      Robótica educacional conscientiza sobre prevenção ao Aedes aegypti 


                      Leia mais

                      Últimas atualizações

                      • Educação 4.0: o que é e como implementar no setor público
                      • Tecnologia na educação fortalece laços entre escola e comunidade com impacto social
                      • Robótica educacional nas escolas públicas impulsiona o desenvolvimento de soft skills
                      • Quem são os Patronos da Educação no Brasil?
                      • Brasilidade
                      ► Ver mais

                      Soluções que impulsionam
                      um futuro de oportunidades.

                      • Cadastro Newsletter
                      • Robótica Educacional
                      • Gestão Pública
                      • Educação para o Trânsito

                      SIM Inova® 2025 | Todos os direitos reservados. Empresa Atlan Global Group.
                      O logotipo da LEGO®, o Minifigure, o logotipo SPIKE™ e os Modelos LEGO® são marcas registradas e/ou direitos autorais do Grupo LEGO®. Utilizado com permissão.

                                Nenhum resultado Ver todos os resultados

                                Social Chat is free, download and try it now here!