Desde “O Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova” (1932), que defendia uma educação pública gratuita, obrigatória e universal para pessoas até 18 anos, a educação brasileira passou por inúmeras mudanças. Neste Dia da Escola, comemorado em 15 de março, precisamos falar sobre a importância do ambiente escolar e a utilização de tecnologia para aperfeiçoar o desempenho dos estudantes.

Pesquisa da Fundação Lemann mostra que a internet torna a escola mais atraente para 91% dos pais entrevistados, afinal, quanto mais lúdico e divertido for o aprendizado, mais significativo ele é. Pesquisadores também pontuam que a igualdade de acesso a internet e tecnologias em todas as escolas do país ajudará a diminuir a desigualdade.

Utilizando de meios físicos e digitais, o ambiente escolar oferece uma infraestrutura fundamental para o desenvolvimento intelectual e social de uma pessoa. Assim, a fase escolar é, sem dúvidas, uma das mais importantes durante o crescimento humano. Desde o interior da sala até o intervalo para refeições, a escola proporciona um ambiente ideal para aprender e para promover o convívio com pessoas e pensamentos diferentes. É na educação básica de qualidade que se prepara os profissionais do futuro.

Cada vez mais o poder público vem incorporando programas educacionais na grade escolar da rede pública de educação. Algo que o Governo do Estado de Roraima já começou a aplicar na rede estadual de ensino, que implantou o SIMROBÓTICA® no Estado. “Essa é mais uma ação do Governo de Roraima que busca revolucionar o processo educacional no Estado”, destacou o governador Antonio Denarium.

O trio vencedor do Prêmio Nobel de Ciências Econômicas de 2019 já comprovaram que ter foco na melhoria de programas pedagógicos melhora a qualidade do ensino, assim como pontuou que as nações mais desenvolvidas são aquelas que investem continuamente em educação, ciência e tecnologia.

É a capacidade de uma cidade ou Estado investir em uma educação de qualidade que gera frutos de longo prazo e que se transforma em inovação, bens e serviços que fazem a economia girar.

Compartilhe nosso post 🙂