• SIM Inova®
  • Programas
    • SIMROBÓTICA
    • Educação Modelo
    • Trânsito Feliz
  • Editorias
    • Educação Tecnológica
    • Gestão Pública
    • Educação para o Trânsito
    • Amigos da Tecnologia Educacional
    • Saiba +
  • Amigos
  • TV SIM
Nenhum resultado Ver todos os resultados
✕
Nenhum resultado Ver todos os resultados

Metodologias ativas na educação desenvolvem habilidades nos alunos

18/04/2024

Duas metodologias se destacam nos programas educacionais que utilizam da tecnologia como ferramenta de ensino: o Pensamento Computacional e a Cultura Maker. Juntas, são capazes de ensinar de forma prática o funcionamento do mundo, assim como compreensão sobre como a tecnologia pode ser uma aliada na solução problemas, estimulando a criatividade e a inovação nos estudantes.

Em sala de aula, estas metodologias se encaixam em uma proposta pedagógica que visa o pensamento crítico, o trabalho em equipe e o uso de tecnologia pelos alunos. Vivência educacional que beneficia na escolha de profissões e, por consequência, no mercado de trabalho. Vale destacar que o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), aponta que a cada R$ 1 gasto com educação pública, gera R$ 1,85 para o Produto Interno Bruto (PIB).

Educadores tiveram a oportunidade de uma vivência de aula do programa SIMROBÓTICA®

Guilherme Canato, psicopedagogo e Supervisor Educacional da SIM Inova®, abordou sobre o tema no eixo “Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia” do I Congresso de Educação de Santo André, evento direcionado aos educadores da cidade. A palestra ponderou sobre como estas metodologias, presentes nas aulas do programa SIMROBÓTICA®, permitem novas descobertas e o desenvolvimento de múltiplas habilidades.

Falar um pensamento computacional é falar de tecnologia, falar de tecnologia é falar em futuro inovador e falar de futuro inovador é falar de ferramentas que possibilitam o professor a ensinar de diversas formas e através desse ensinar, contribuímos com o desenvolvimento intelectual dos alunos. Com essa palestra e vivencia de aula os docentes puderam entender o verdadeiro sentido da educação tecnológica dentro da sua sala de aula.

— Guilherme Canato

Durante a palestra, intitulada “O pensamento computacional, Cultura Maker e suas abordagens”, os educadores tiveram uma vivência prática do SIMROBÓTICA®, programa tecnológico educacional presente em centenas de escolas públicas do país, que integra tecnologia, teoria e prática em seus materiais.

A integração da educação com as mais recentes tecnologias permite que os estudantes assimilem novos conhecimentos ao longo de sua jornada educacional, criando oportunidades para futuras carreiras. Para os professores, isso viabiliza a adoção de um ensino multidisciplinar, tirando proveito de uma ferramenta valiosa para reforçar as habilidades existentes dos alunos e auxiliar no desenvolvimento das áreas em que enfrentam maiores desafios.

Compartilhar

Veja também

08/10/2025

Robótica educacional impulsiona redes públicas rumo à Educação 4.0


Leia mais
02/10/2025

Crianças da pré-escola aprendem tecnologia de forma lúdica e sem telas


Leia mais
01/09/2025

Escolas ensinam a valorizar a água por meio da robótica educacional


Leia mais

Últimas atualizações

  • Prefeituras agora contam com programa educacional tecnológico para crianças da pré-escola
  • Repórter mirim de 9 anos faz tour pela própria escola em Quatá
  • Alunos da rede municipal ensinam robótica aos pais em projeto pioneiro de Robótica Educacional com Inteligência Artificial
  • Alunos da rede municipal ensinam robótica aos pais em projeto pioneiro de Robótica Educacional com Inteligência Artificial
  • Robótica educacional impulsiona redes públicas rumo à Educação 4.0
► Ver mais

Soluções que impulsionam
um futuro de oportunidades.

  • Cadastro Newsletter
  • Educação Tecnológica
  • Gestão Pública
  • Educação para o Trânsito

SIM Inova® 2025 | Todos os direitos reservados. Empresa Atlan Global Group.
O logotipo da LEGO®, o Minifigure, o logotipo SPIKE™ e os Modelos LEGO® são marcas registradas e/ou direitos autorais do Grupo LEGO®. Utilizado com permissão.

Nenhum resultado Ver todos os resultados