Tecnologia na escola: bom ou ruim?
O “Relatório Global de Monitoramento da Educação 2023“, da UNESCO, destaca que as discussões sobre tecnologia educacional muitas vezes se concentram na tecnologia em si, em vez de focarem na educação. Este é o ponto-chave para responder à pergunta: é bom ou ruim incluir tecnologia na escola?
Quando a tecnologia é incluída sem estratégias pedagógicas adequadas, pode se tornar um desafio. Contudo, ela é um importante recurso e pode contribuir para a redução do uso excessivo de celulares em ambiente escolar. Quase um quarto dos países proibiram smartphones nas escolas, pois entendem que esses dispositivos distraem os alunos e limitam seu desenvolvimento, conforme relatório da UNESCO.
Oferecer educação de qualidade é um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, o ODS-4, que visa garantir uma educação inclusiva, equitativa e de qualidade, promovendo oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
Diante de um mundo cada vez mais tecnológico, com gadgets, Inteligência Artificial, automação, entre outras tecnologias, é evidente que a tecnologia deve estar presente no ensino básico, para preparar os estudantes para os desafios do mercado de trabalho. Sim, é possível utilizar a tecnologia para atrair os alunos, reduzir a evasão escolar, aumentar o engajamento e tornar o processo de aprendizagem mais prazeroso.
O programa de educação tecnológica SIMROBÓTICA® é uma solução educacional que utiliza a tecnologia alinhada à Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Utiliza-se de Cadernos de Atividades, tablets e aplicativos exclusivos para montagem e programação de protótipos, além de metodologias ativas de ensino, como a Cultura Maker, EAM e STEAM. Essa combinação de recursos estimula o desenvolvimento das habilidades descritas na BNCC, utilizando a tecnologia como uma estratégia pedagógica.
O principal objetivo do programa SIMROBÓTICA® é enriquecer a aprendizagem dos estudantes, promovendo o desenvolvimento de habilidades tecnológicas, comportamentais, organizacionais, socioemocionais, cognitivas e de comunicação.
Qualificação tecnológica dos educadores
Ao inserir o programa SIMROBÓTICA® na rede pública de ensino, os educadores são convidados a participar de um processo de certificação, com aulas práticas, para que possam mediar as aulas de robótica educacional. Desta forma, descobrem maneiras de utilizar a tecnologia como ferramenta de ensino em suas disciplinas, promovendo a interdisciplinaridade.
Para garantir a excelência do programa de robótica educacional, existem orientadores educacionais especializados disponíveis para atender às demandas das escolas e auxiliar os professores com dúvidas, visando aprimorar ainda mais as aulas de robótica educacional.
Se deseja incluir tecnologia educacional de forma eficaz em suas escolas públicas, conheça mais sobre o programa SIMROBÓTICA® e entre em contato conosco!