O uso da tecnologia em sala de aula se tornou uma excelente ferramenta de aprendizagem nas instituições de ensino. Partindo desse contexto, a Robótica Educacional estimula novos aspectos de ensino e traz ganhos para os processos de aprendizagem.

Essa metodologia contribui com a multidisciplinaridade na área da educação, pois desenvolve nos estudantes novas habilidades durante a criação de projetos, mudando o protagonismo do professor para os estudantes durante as aulas e tornando-os mais ativos na construção do seu conhecimento.

Com a Robótica Educacional inserida na educação básica, o estudante tem como objetivo não apenas repetir o que lhe é ensinado, mas aprender por si próprio, tornando-se capaz de interagir com a realidade ao desenvolver a capacidade de formular e resolver problemas.

Os principais benefícios da robótica educacional incluem o incentivo do trabalho em equipe, raciocínio lógico, uso da criatividade e desenvolvimento de habilidades para a solução de situações adversas.

O uso dessa ferramenta de ensino cresce cada vez mais nas escolas brasileiras, pois permite soluções inovadoras como o learning by doing, que significa aprender fazendo e refere-se a uma teoria da Educação do filósofo americano John Dewey. Ele explica que a aprendizagem deve ser relevante e prática, não apenas passiva e teórica.

A robótica educacional, além de ser uma ciência que estuda a construção de objetos como robôs, envolve também os componentes curriculares como Física, Matemática, Ciências e Língua Portuguesa. A programação de robôs proporciona aos estudantes inúmeras possibilidades que melhoram a qualidade de ensino, como estimular o desenvolvimento do raciocínio lógico, fortalecer o trabalho em equipe, incentivar o protagonismo estudantil, desenvolver a criatividade e promover o aprendizado multidisciplinar.

A empresa de tecnologia e educação SIM Inova® desenvolveu o programa de Robótica Educacional SIM Robótica® que é utilizado por escolas públicas de todo o Brasil.

O programa de educação tecnológica e robótica educacional é focado no STEAM (sigla correspondente às palavras: ciências, tecnologia, engenharia, artes e matemática) com metodologia totalmente alinhada à BNCC (Base Nacional Comum Curricular).

O SIM Robótica® trabalha com os estudantes as seguintes competências: organizacionais, socioemocionais, comunicação, cognitivas e comportamentais. Atendendo desde os alunos com a tenra idade de 3 anos do ensino infantil, até os jovens do terceiro ano do ensino médio.

Utilizando materiais exclusivos e adequados para cada segmento escolar, a empresa utiliza os kits tecnológicos da LEGO® Education. Assim, os estudantes, de forma integrada, constroem soluções interagindo com o universo do pensamento computacional e lógica de programação.

O material didático do programa SIM Robótica® reúne cadernos de projetos pensados para que as competências possam ser desenvolvidas a cada atividade trabalhada pelos estudantes e sejam utilizados ao longo do ano, conforme a contratação da escola.

Para mais informações acesse o site da https://siminova.com.br/ .

Compartilhe nosso post 🙂