Metodologias, tecnologia e colaboração para inovar o ensino público
O recente levantamento da plataforma SAS Educação, revelado pelo GLOBO, mostra uma redução significativa na diferença de desempenho entre escolas públicas e privadas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Entre 2018 e 2022, a disparidade na redação caiu.
Este progresso propõe a reflexão sobre a importância de se investir na educação pública, que representa mais de 80% das matrículas do país, como forma de equalizar a qualidade da educação brasileira e permitir mais equidade e oportunidade para todos.
Entre os destaques de uma educação inovadora e transformadora, está o uso de novas tecnologias e metodologias educacionais que estimulem o pensamento crítico, a criatividade, a curiosidade e a colaboração de forma envolvente. No programa SIMROBÓTICA®, os estudantes têm a oportunidade de desempenhar diversas funções que enriquecem seu aprendizado e desenvolvem competências de forma prática e divertida.
As Funções no SIMROBÓTICA
Conheça as funções e como elas colaboram para o sucesso das atividades de robótica educacional!
O administrador é o responsável por gerenciar o kit LEGO® Education e todas as peças para montagem. Ele mantém tudo organizado, garantindo que os recursos estejam sempre prontos para uso. | Ao lado do administrador, está o construtor. Esse é o estudante que literalmente coloca a mão na massa, utilizando as peças LEGO para construir os robôs. Sua habilidade manual e criatividade são fundamentais para dar forma às ideias do grupo. |
O programador é quem dá vida aos robôs. Utilizando um tablet, ele programa as ações e movimentos das criações LEGO, transformando peças estáticas em máquinas dinâmicas e funcionais. | Na mesma equipe, há também o líder. Este estudante é responsável por integrar a equipe, coordenar as atividades e garantir que todos trabalhem juntos para alcançar o objetivo proposto. Sua função é vital para manter o grupo engajado e focado. |
Durante as aulas, os estudantes utilizam tablets com aplicativo exclusivo SIMROBÓTICA® para programação dos robôs, que são construídos com as peças do kit tecnológico da LEGO® Education, conforme proposta pedagógica dos Cadernos de Atividades.
O Papel do Professor
Além dessas funções, há também o papel essencial do professor. O professor faz a mediação de competências durante as aulas, ajudando os estudantes a desenvolverem habilidades que vão além do currículo tradicional, com atividades tecnológicas conectadas com a realidade, que permitem a interdisciplinaridade e aprendizagem significativa.
Oferecer aos professores uma educação continuada parte do princípio de que a atualização do currículo é uma das melhores formas de manter os educadores atentos as novas metodologias e tecnologias educacionais. A formação contínua dos educadores transforma a qualidade do ensino e do aprendizado, garantindo que os profissionais da educação estejam sempre preparados para enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades que surgem no ambiente educacional.
Competências?
Competências são habilidades que antes não faziam parte do currículo tradicional, mas que hoje são fundamentais. Elas incluem:
• Colaboração • Pensamento crítico • Capacidade de resolver problemas reais • Habilidades de liderança • Estabelecimento de metas | • Gestão de tempo • Criatividade • Empreendedorismo • Comunicação pessoal • E muitas outras… |
Essas competências são essenciais para enfrentar o mundo em constante mudança em que vivemos.
Exemplos Práticos de Aula
Como essas competências são colocadas em prática? Um exemplo de aula é quando os alunos criam projetos relacionados ao que estão aprendendo na escola. Um exemplo é o simulador astronômico, onde eles aprendem na prática conceitos de rotação, translação, além de eclipse solar e lunar.
Hoje em dia, aprender é muito mais divertido tanto para os estudantes quanto para os professores. Com o programa SIMROBÓTICA®, os alunos colocam a mão na massa e vivenciam seus projetos de forma prática e envolvente. Entre em contato e saiba mais!