Um levantamento confirma a percepção nacional de que investir nas escolas é a melhor forma de transformar um país. A pesquisa de opinião BUS 2023, do Ipec, mostra que 96% da população vê a educação como muito importante para resolver os problemas do país, como a violência, a pobreza e a desigualdade, e, 92%, que estudar em escolas de qualidade é muito importante para que uma pessoa tenha uma vida melhor.

Melhorar a educação pública permeia diversos aspectos, dentre eles a infraestrutura física e pedagógica, a fim de tornar a aprendizagem mais atraente, acolhedora, significativa e inovadora.

Para que essa melhora ocorra, as Secretarias Municipais e Estaduais de Educação precisam de ferramentas e soluções que auxiliem no aprimoramento da educação pública e permitam ações imediatas de impacto em curto, médio e longo prazo. Um legado é construído quando resultados permeiam por anos, se consolidam e revolucionam a forma como se vê o ensino público, que representa mais de 80% das matrículas do país. (Censo Escolar da Educação Básica, Inep, 2022)

A SIM Inova® desenvolve programas que orientam o poder público, possibilitando melhorias tanto dentro quanto fora da sala de aula. O SIMROBÓTICA® se destaca como o principal programa curricular de educação tecnológica, alinhado à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), proporcionando uma aprendizagem significativa. Enquanto isso, o Portal Educação Modelo oferece uma gestão escolar simplificada, gerando indicadores e aprimorando a eficiência, totalmente moldado e alinhado com as necessidades da Secretaria de Educação.

O programa SIMROBÓTICA® integra tecnologia, teoria e prática em seus materiais, com aulas em que os educadores são certificados para mediação das aulas de robótica educacional, que contempla ainda metodologias ativas de ensino que desenvolvem o pensamento computacional, lógica de programação e habilidades comportamentais, organizacionais, socioemocionais, cognitivas e de comunicação, fundamentais para o protagonismo dos estudantes.

SIMROBÓTICA® conta com materiais que dão suporte para alunos e professores conduzirem aulas ricas em aprendizagem, tecnologia e ludicidade.

A Pesquisa de Opinião com Estudantes do Ensino Médio, realizada pelo Datafolha, mostra que 98% dos alunos de escolas públicas querem opções de formações que os prepare para o mercado de trabalho. A pesquisa ainda mostra que 94% dos estudantes concordam (totalmente ou em parte) que utilizar a tecnologia poderia ajudar a melhorar a qualidade da escola.

A robótica educacional vem ganhando espaço na educação básica justamente por proporcionar um processo de aprendizagem que conversa com a nova geração, utiliza tecnologia e desenvolve as habilidades importantes para o mercado de trabalho.

No entanto, a pesquisa do Datafolha aponta que apenas 57% concordam (totalmente ou em parte) que há internet e computadores nas escolas. Neste aspecto, é possível mapear a infraestrutura das escolas públicas por meio do Portal Educação Modelo, que traz facilidade para a gestão da educação pública ao produzir indicadores que permite que o gestor público tome iniciativas baseadas em dados.

Portal Educação Modelo é multiplataforma: pode ser acessado de diferentes dispositivos.

As soluções desenvolvidas pela SIM Inova® podem ser utilizadas tanto por governos estaduais quanto municipais, são alinhadas à BNCC e vinculadas a metodologias pertinentes e transformadoras, no qual é possível otimizar e potencializar a atuação do poder público dentro e fora de sala de aula.

Entre em contato e conheça os nossos produtos e tire suas dúvidas sobre como inseri-los em sua cidade ou estado.

Compartilhe nosso post :)