Metodologias ativas na educação desenvolvem habilidades nos alunos
Duas metodologias se destacam nos programas educacionais que utilizam da tecnologia como ferramenta de ensino: o Pensamento Computacional e a Cultura Maker. Juntas, são capazes de ensinar de forma prática o funcionamento do mundo, assim como compreensão sobre como a tecnologia pode ser uma aliada na solução problemas, estimulando a criatividade e a inovação nos estudantes.
Em sala de aula, estas metodologias se encaixam em uma proposta pedagógica que visa o pensamento crítico, o trabalho em equipe e o uso de tecnologia pelos alunos. Vivência educacional que beneficia na escolha de profissões e, por consequência, no mercado de trabalho. Vale destacar que o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), aponta que a cada R$ 1 gasto com educação pública, gera R$ 1,85 para o Produto Interno Bruto (PIB).
Guilherme Canato, psicopedagogo e Supervisor Educacional da SIM Inova®, abordou sobre o tema no eixo “Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia” do I Congresso de Educação de Santo André, evento direcionado aos educadores da cidade. A palestra ponderou sobre como estas metodologias, presentes nas aulas do programa SIMROBÓTICA®, permitem novas descobertas e o desenvolvimento de múltiplas habilidades.
Falar um pensamento computacional é falar de tecnologia, falar de tecnologia é falar em futuro inovador e falar de futuro inovador é falar de ferramentas que possibilitam o professor a ensinar de diversas formas e através desse ensinar, contribuímos com o desenvolvimento intelectual dos alunos. Com essa palestra e vivencia de aula os docentes puderam entender o verdadeiro sentido da educação tecnológica dentro da sua sala de aula.
— Guilherme Canato
Durante a palestra, intitulada “O pensamento computacional, Cultura Maker e suas abordagens”, os educadores tiveram uma vivência prática do SIMROBÓTICA®, programa tecnológico educacional presente em centenas de escolas públicas do país, que integra tecnologia, teoria e prática em seus materiais.
A integração da educação com as mais recentes tecnologias permite que os estudantes assimilem novos conhecimentos ao longo de sua jornada educacional, criando oportunidades para futuras carreiras. Para os professores, isso viabiliza a adoção de um ensino multidisciplinar, tirando proveito de uma ferramenta valiosa para reforçar as habilidades existentes dos alunos e auxiliar no desenvolvimento das áreas em que enfrentam maiores desafios.