Ação exalta o orgulho de estudar robótica
Desde o início de 2022, mais de 1600 estudantes de 11 escolas municipais de Piracaia/SP passaram a ter aulas de robótica educacional na grade curricular. Com a metodologia dos materiais do programa SIMROBÓTICA®, o professor atua como mediador de competências, o que permite a independência do estudante durante o processo de aprendizagem e na solução dos desafios propostos.
Nas aulas, os estudantes constroem e programam robôs com blocos da LEGO® Education e desenvolvem habilidades comportamentais e sociais, o que torna a aprendizagem mais atrativa, divertida e eficiente. As atividades propostas nos cadernos de atividades estão alinhadas com a BNCC e, também, com a realidade dos estudantes.
A metodologia ativa também faz parte do SIMROBÓTICA®, em que os estudantes são os protagonistas e revezam funções entre administrador, programador, construtor e líder, ampliando as experiências e o conhecimento. “Eu gosto das funções, em que cada um faz uma parte do protótipo e todos participam”, conta Ravi Moreira, de 10 anos, sobre as propostas em aula.
O trabalho em equipe é uma das competências desenvolvidas em aula, pois, como cada um tem uma função, eles precisam se planejar e se comunicar para cada atividade que fazem. “Todas as pessoas da minha sala fazem esforço para conseguir construir os protótipos, ajudamos um ao outro e fazemos tudo o que tem na robótica”, detalha Lorena Silveira, 9 anos.
“Eu vejo o brilho nos olhos deles quando eles conseguem montar os protótipos”, relata Regina Elena, diretora da Escola Cel. Thomaz Gonçalves da Rocha Cunha. “Acompanhei eles montando protótipos de energia eólica, fazendo um trabalho que envolve questões ambientais e eles ficaram felizes ao ver tudo funcionando”, detalha.
A robótica é orgulho na cidade
Na última terça-feira (20), os estudantes de Piracaia/SP começaram a receber materiais que exaltam o orgulho de estudar robótica: bottons, pôsteres e uma cartela de adesivos que foram entregues para cada estudante. Ação que animou ainda mais o ambiente escolar e evidenciou o sucesso da robótica em sala de aula quando receberam cada item da ação com um sorriso no rosto e alegria contagiante.
“Este é um grande investimento na educação do município de Piracaia que vem se destacado na região bragantina, e isso é importante, importante para os pais, importante para aqueles que acreditam no ensino municipal de nossa cidade.”
José Silvino Cintra, prefeito de Piracaia/SP
“A parceria de Piracaia com a SIM Inova® foi um passo muito correto em busca da modernidade na educação”, comenta Márcia Barsotti, diretora do Departamento de Educação do município de Piracaia. “Quando as crianças ficaram sabendo que iam estudar robótica, eles ficaram muito entusiasmados. Alguns disseram ‘Ahh… robótica só tem nos EUA… em filmes…’, mas temos aqui, na sala de aula de Piracaia”, conta. “E eles estão muito orgulhosos e saem falando que estudam robótica. E os pais, quando veem eles se comportando dessa maneira, também se enchem de orgulho”.
Orgulho dos estudantes, que têm acesso a uma educação que diverte e ensina, e para o município, que potencializa a aprendizagem dos estudantes por meio da tecnologia e de materiais que se conectam com a realidade das crianças. “Eu aprendi como os passarinhos se mexem e como as coisas voam”, conta Ane Luiza, de 7 anos, que aprendeu conceitos de movimento e aerodinâmica por meio de uma aula divertida de robótica. “Foi super legal, eu nunca tinha mexido no tablet e nessas coisas, gostei demais”.
“De acordo com a BNCC, que é o nosso norte, todas as disciplinas têm que estar interligadas, ou seja, trabalhar a interdisciplinaridade, e nas aulas do SIMROBÓTICA® nós conseguimos fazer isso”, destaca Márcia Barsotti, que também enfatiza as habilidades que o programa educacional promove na vida dos estudantes: “Nas aulas, eles desenvolvem o trabalho em equipe, o espírito de liderança, a interdisciplinaridade e também o protagonismo”.
“O protagonismo é uma habilidade que, quando desenvolvido logo no começo, que é o caso de Piracaia com estudantes logo no primeiro ano escolar, eles já estão ensaiando os primeiros passos do protagonismo. A gente sabe que nós vamos ter estudantes ativos, participantes da sociedade, que sabem dar opinião e que sabem complementar um diálogo e discutir diferentes assuntos.”
Márcia Barsotti, diretora do Departamento de Educação de Piracaia/SP