• Whatsapp
  • Piracaia transforma a educação com aulas de robótica para estudantes da rede municipal

    A Prefeitura de Piracaia/SP começa a oferecer, aos estudantes do Fundamental I da rede pública municipal, o programa de educação tecnológica SIMROBÓTICA®.

    O programa estimula o pensamento computacional e ensina habilidades e competências importantes para desenvolvimento humano e tecnológico, por meio de uma metodologia ativa que utiliza os kits educacionais da Lego® Education.

    Professores deixam depoimento sobre o início da robótica na cidade.

    Um dos principais diferenciais utilizados em aula é a “Cultura Maker” (Do It Yourself – DiY, ou “Faça você mesmo”), no qual os estudantes constroem robôs e dividem diferentes funções para realizar tarefas práticas. Isso favorece o pensamento computacional e inúmeras outras habilidades, como por exemplo, organizacionais, socioemocionais, cognitivas, comportamentais e de comunicação, enriquecendo o processo de aprendizagem.

    “Em 2022 conseguimos incluir em nossa grade curricular um processo pedagógico que fortalece os estudantes em diferentes faixas etárias”, comemora Dr. José Silvino Cintra, prefeito de Piracaia/SP. “O objetivo de nossa administração, é fazer com que o estudante tenha uma experiência tecnológica inédita e repleta de conhecimento”.

    Precisamos sempre valorizar a educação de todos nossos estudantes. A cada ano, nossa administração capacita, renova e atualiza todo departamento.

    Dr. José Silvino, prefeito de Piracaia.

    Cerca de 1600 estudantes de 11 escolas municipais iniciaram as atividades neste primeiro semestre. “Ter o contato com tecnologias e formas diferentes de ensinar demonstra que a gestão está preocupada com o futuro da educação em nossa cidade”, afirma Fatima Cecília Starzewski Pereira, Coordenadora Social do Departamento de Educação de Piracaia.

    Educadores passaram por formação oferecida pela empresa SIM Inova®.

    Em janeiro, cerca de 100 professores da rede municipal de ensino de Piracaia passaram pela capacitação em robótica da SIM Inova® na Escola Municipal Coronel Thomaz Gonçalves da Rocha Cunha, no centro da cidade.  “Esses dois dias de formação foram muito bons, pois o curso introduziu muitas informações tecnológicas”, relata a professora Margareth Castro, que conta que a capacitação à ajudou a refletir e se aprofundar em estudos sobre pensamento computacional e tecnologia para que ela continue a desenvolver essas habilidades e, assim, oferecer uma experiência mais produtiva aos estudantes.

    Dr. Silvino Cintra, prefeito de Piracaia

    Ter educadores capacitados é primordial para um bom desenvolvimento na sala de aula. Sabemos que com esse aprendizado também valoriza o educador e fortalece seu conhecimento.

    Dr. Silvino Cintra, prefeito de Piracaia

    Para Neide Brandão, Diretora Escolar, as aulas de robótica “serão um acréscimo muito grande para o aprendizado dos nossos estudantes, gostei bastante e pude observar os professores bastante estimulados para trabalhar esta novidade na educação, que é super interessante”.

    Fatima Cecília, Coordenadora Social do Departamento de Educação e o Professor Rogério Nascimento, vice-prefeito de Piracaia/SP entregam à Margareth Castro (centro) o Certificado de Capacitação da SIM Inova®.
    Tablets e blocos de montagem da Lego® Education são utilizados nas atividades do SIMROBÓTICA®

    A professora Kátia de Moraes, que leciona há mais de 20 anos, afirma que a capacitação foi um passo importante para iniciar as aulas de robótica com os estudantes. “Me senti motivada a transformar as minhas aulas em momentos mais criativos e com metodologias mais ativas, onde o estudante irá vivenciar e construir seu próprio saber”, descreve.

    Atividades prática fizeram parte da capacitação dos professores.

    Todas as escolas tiveram apoio antes do início das aulas para formação das turmas, cadastro de informações e montagem das salas. “A expectativa é grande tanto da direção, quanto dos professores e dos estudantes que já estão ansiosos para início das aulas”, conta Simone Aparecida Ximenes Lucas, orientadora responsável por dar suporte às escolas de Piracaia. A primeira escola municipal visitada por ela foi a de Santo Antônio da Cachoeira, onde ofereceu o suporte necessário para a configuração dos tablets e cadastros dos professores e estudantes. “O impacto será grande”, afirma Simone, “os estudantes aguardam ansiosos pelo início das aulas, tornou-se um incentivo, pois insere novas dinâmicas à forma tradicional de ensino”, completa.

    Orientadora Simone dará o suporte às escolas da cidade.

    A Robótica Educacional vem se tornando cada vez mais importante para a formação dos estudantes, ainda na educação básica, para enfrentar diversos desafios e ter mais familiaridade com as novas tecnologias que estão surgindo. Uma metodologia que motiva Judite Junho, professora há mais de 32 anos e que participou da capacitação da SIM Inova®:

    “Minha expectativa é desenvolver competências para o século XXI e entusiasmar as crianças, pois é importante fazer a diferença na formação dos estudantes”.

    Judite Junho
    A Professora Edilene Poloni conta sua expectativa com o SIMROBÓTICA® na rede pública de Piracaia/SP.

    Toda a inovação trazida para a rede municipal de ensino impacta diretamente em toda a cidade e anima os estudantes a cada aula. “Logo no início do semestre, os estudantes já se encantaram com todo o material. Promovemos grandes trabalhos em grupo e isso reflete também nas lições de casa. Os pais e responsáveis estão felizes com todo o desenvolvimento de seus filhos”, relata o prefeito Dr. José Silvino Cintra. “E isso é só o começo. A tecnologia e o aprendizado, sempre será atualizada, promovendo grandes conquistas a todos”.

    Compartilhe nosso post :)