Aulas de robótica transforma a educação da rede municipal
A Prefeitura de Piracaia/SP começa a oferecer, aos estudantes do Fundamental I da rede pública municipal, o programa de educação tecnológica SIMROBÓTICA®.
O programa estimula o pensamento computacional e ensina habilidades e competências importantes para desenvolvimento humano e tecnológico, por meio de uma metodologia ativa que utiliza os kits educacionais da Lego® Education.
Um dos principais diferenciais utilizados em aula é a “Cultura Maker” (Do It Yourself – DiY, ou “Faça você mesmo”), no qual os estudantes constroem robôs e dividem diferentes funções para realizar tarefas práticas. Isso favorece o pensamento computacional e inúmeras outras habilidades, como por exemplo, organizacionais, socioemocionais, cognitivas, comportamentais e de comunicação, enriquecendo o processo de aprendizagem.
“Em 2022 conseguimos incluir em nossa grade curricular um processo pedagógico que fortalece os estudantes em diferentes faixas etárias”, comemora Dr. José Silvino Cintra, prefeito de Piracaia/SP. “O objetivo de nossa administração, é fazer com que o estudante tenha uma experiência tecnológica inédita e repleta de conhecimento”.
Precisamos sempre valorizar a educação de todos nossos estudantes. A cada ano, nossa administração capacita, renova e atualiza todo departamento.
Dr. José Silvino, prefeito de Piracaia.
Cerca de 1600 estudantes de 11 escolas municipais iniciaram as atividades neste primeiro semestre. “Ter o contato com tecnologias e formas diferentes de ensinar demonstra que a gestão está preocupada com o futuro da educação em nossa cidade”, afirma Fatima Cecília Starzewski Pereira, Coordenadora Social do Departamento de Educação de Piracaia.
Em janeiro, cerca de 100 professores da rede municipal de ensino de Piracaia passaram pela capacitação em robótica da SIM Inova® na Escola Municipal Coronel Thomaz Gonçalves da Rocha Cunha, no centro da cidade. “Esses dois dias de formação foram muito bons, pois o curso introduziu muitas informações tecnológicas”, relata a professora Margareth Castro, que conta que a capacitação à ajudou a refletir e se aprofundar em estudos sobre pensamento computacional e tecnologia para que ela continue a desenvolver essas habilidades e, assim, oferecer uma experiência mais produtiva aos estudantes.
Ter educadores capacitados é primordial para um bom desenvolvimento na sala de aula. Sabemos que com esse aprendizado também valoriza o educador e fortalece seu conhecimento.
Dr. Silvino Cintra, prefeito de Piracaia
Para Neide Brandão, Diretora Escolar, as aulas de robótica “serão um acréscimo muito grande para o aprendizado dos nossos estudantes, gostei bastante e pude observar os professores bastante estimulados para trabalhar esta novidade na educação, que é super interessante”.
A professora Kátia de Moraes, que leciona há mais de 20 anos, afirma que a capacitação foi um passo importante para iniciar as aulas de robótica com os estudantes. “Me senti motivada a transformar as minhas aulas em momentos mais criativos e com metodologias mais ativas, onde o estudante irá vivenciar e construir seu próprio saber”, descreve.
Todas as escolas tiveram apoio antes do início das aulas para formação das turmas, cadastro de informações e montagem das salas. “A expectativa é grande tanto da direção, quanto dos professores e dos estudantes que já estão ansiosos para início das aulas”, conta Simone Aparecida Ximenes Lucas, orientadora responsável por dar suporte às escolas de Piracaia. A primeira escola municipal visitada por ela foi a de Santo Antônio da Cachoeira, onde ofereceu o suporte necessário para a configuração dos tablets e cadastros dos professores e estudantes. “O impacto será grande”, afirma Simone, “os estudantes aguardam ansiosos pelo início das aulas, tornou-se um incentivo, pois insere novas dinâmicas à forma tradicional de ensino”, completa.
A Robótica Educacional vem se tornando cada vez mais importante para a formação dos estudantes, ainda na educação básica, para enfrentar diversos desafios e ter mais familiaridade com as novas tecnologias que estão surgindo. Uma metodologia que motiva Judite Junho, professora há mais de 32 anos e que participou da capacitação da SIM Inova®:
“Minha expectativa é desenvolver competências para o século XXI e entusiasmar as crianças, pois é importante fazer a diferença na formação dos estudantes”.
Judite Junho
“A Educação, cada vez mais, tem que se aliar à tecnologia para melhorar o desenvolvimento em vários aspectos da aprendizagem dos estudantes”, explica Marcia Cristina Barsotti Pinto da Fonseca, diretora do Departamento de Educação de Piracaia.
O Departamento de Educação, com o apoio do Sr. Prefeito, Dr. José Silvino Cintra, optou pela implantação da Robótica Educacional porque esse programa trabalha a multidisciplinaridade, desenvolvendo as habilidades de cada componente curricular durante a criação dos projetos, favorecendo o protagonismo dos estudantes, o trabalho em equipe, o planejamento de atividades, a aplicação dos conhecimentos previamente adquiridos, além de desenvolver a criatividade.
Marcia Cristina Barsotti Pinto da Fonseca
Marcia ainda destaca que todas as habilidades desenvolvidas durante as aulas de robótica são essenciais para a Educação Integral dos estudantes proposta pela BNCC: “Educação Integral que realize uma articulação entre as formações cognitivas e as socioemocionais”.
Toda a inovação trazida para a rede municipal de ensino impacta diretamente em toda a cidade e anima os estudantes a cada aula. “Logo no início do semestre, os estudantes já se encantaram com todo o material. Promovemos grandes trabalhos em grupo e isso reflete também nas lições de casa. Os pais e responsáveis estão felizes com todo o desenvolvimento de seus filhos”, relata o prefeito Dr. José Silvino Cintra. “E isso é só o começo. A tecnologia e o aprendizado sempre serão atualizados, promovendo grandes conquistas a todos”.
*Matéria atualizada em 08 de setembro de 2022 com o depoimento de Marcia Cristina Barsotti Pinto da Fonseca, que assumiu o Departamento de Educação do município de Piracaia/SP em 1º de junho de 2022.