Robótica educacional impulsiona redes públicas rumo à Educação 4.0

A educação pública brasileira vive uma revolução tecnológica, impulsionada pela necessidade de preparar estudantes para um futuro em constante transformação. Estima-se que 85% das profissões de 2030 ainda nem existam, segundo estudo global, e é diante desse cenário que a robótica educacional se consolida como um pilar essencial para garantir equidade no acesso à inovação e permitir uma transição pedagogicamente sólida para a Educação 4.0 nas escola públicas do país.
Alinhado à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a BNCC da Computação e ao Currículo de Tecnologia e Computação do CIEB, o programa SIMROBÓTICA® tem sido adotado por estados e municípios como solução para integrar a tecnologia ao currículo. Ele está disponível desde a Educação Infantil (a partir dos 4 anos) até o Ensino Médio.
Mais do que montar e programar, a robótica educacional estimula o protagonismo dos alunos, que aprendem pela prática e pela investigação, com base na metodologia STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática) e na Cultura Maker (Mão na Massa).
Desenvolvimento de habilidades essenciais
As atividades são realizadas em equipes, com rodízio de papéis como Líder, Programador, Construtor e Administrador. Essa dinâmica fortalece o trabalho em equipe, a colaboração e a resiliência — o erro é tratado como parte natural do aprendizado. O raciocínio lógico e o pensamento computacional (decomposição, abstração e algoritmos) também são aprimorados, desenvolvendo competências avaliadas em exames internacionais, como o PISA, que agora mede o letramento tecnológico e a capacidade de resolver problemas com ferramentas computacionais.
Interdisciplinaridade e impacto social
Os protótipos criados em sala de aula conectam teoria e prática, aproximando o conteúdo escolar da realidade dos alunos. Os projetos variam desde maquetes de “Cidades Sustentáveis” e ações de conscientização sobre o uso da água até a construção de robôs que simulam o mosquito Aedes aegypti, integrando Ciências, Sustentabilidade e Saúde Pública. Os desafios ainda permitem que os alunos criem protótipos inéditos e totalmente autorais, como acontece no Desafio Parque de Diversões, por exemplo, em que os alunos têm a liberdade de criar robôs e brinquedos relacionados ao tema de forma totalmente independente.
Investimento no docente e na gestão pública
O sucesso do programa SIMROBÓTICA® nas redes públicas passa, sobretudo, pelo investimento no educador. O programas inclui a formação continuada e certificada, capacitando o professor como mediador do conhecimento. Para apoiar a gestão e assegurar a eficácia dos investimentos, recursos digitais e humanos, como o Guia do Educador e Orientadores Educacionais especializados, permitem o apoio contínuo para a excelência do programa educacional em sala de aula.