Robótica Educacional torna a Matemática acessível e engajante
A matemática é uma das disciplinas que permite compreender padrões, resolver problemas complexos e tomar decisões fundamentadas. Quando combinada com robótica educacional amplia-se as oportunidades de aprendizado, como por exemplo: funções, ângulo, área, perímetro, cálculos e equações.
As aulas de robótica educacional proporcionam uma experiência imersiva que cativa os estudantes e colabora no desenvolvimento do pensamento computacional e lógico na solução de problemas, incentivando a colaboração entre os colegas de sala para projetar, construir e programar robôs.
A robótica oferece um ambiente prático e envolvente para aplicar os conceitos matemáticos de forma concreta. Desde a geometria para entender as formas e os movimentos dos robôs até a álgebra para programar e resolver equações, a matemática está presente em todas as etapas do processo de construção e programação de robôs.
— Victor Iglesias, licenciado em matemática e orientador educacional.
A matemática é uma das habilidades desenvolvidas no STEAM (Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática), metodologia presente no programa SIMROBÓTICA® e ligada à ciência da computação. A combinação da matemática com a robótica educacional é uma forma de enriquecer o ensino e a aprendizagem em sala de aula.
O programa tecnológico educacional oferece aos professores uma ferramenta eficaz para tornar o ensino da matemática mais acessível e relevante para os alunos, se destacando na educação básica. Os robôs transformam conceitos abstratos em experiências concretas, além de promover abordagens interdisciplinares, permitindo que os alunos descubram conexões entre diferentes disciplinas.
“Nas aulas de ciências voltadas para a física, posso aproveitar questões de movimento e velocidade, colocando em prática aquilo que antes era apenas teórico.”, exemplifica Ben-Hur Alex Rossi, professor de ciências há mais de 30 anos. “A robótica veio para inovar e para ficar, é inovador tanto para nós, professores, quanto para os estudantes”, complementa.
Acesse siminova.com.br/simrobotica e saiba mais.