O que os professores pensam sobre a tecnologia na educação?

O VII Estudo Global sobre o uso da tecnologia na educação, realizado em 2022 com mais de 42 mil docentes em todos os estados do Brasil, mostra que 72% dos professores recomendariam a implementação de projetos tecnológicos nas escolas em que lecionam.
A pesquisa também analisa o impacto da pandemia de Covid-19 no uso de novas ferramentas tecnológicas necessárias para aulas a distância e/ou em modelos híbridos. Segundo os dados, 39% dos professores já utilizavam ferramentas digitais antes da pandemia, e 46% aprenderam a usá-las por iniciativa própria.
O retrato nacional revela que 86% dos docentes já utilizam algum tipo de material digital durante as aulas, mas ainda enfrentam limitações estruturais — como a falta de dispositivos e a baixa qualidade da conectividade — e também desafios relacionados ao trabalho, como o número elevado de alunos por professor e a necessidade de atualização dos métodos de ensino, por meio de formação continuada e novas técnicas pedagógicas.
O uso da tecnologia na educação já é uma preocupação da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), responsável pelo Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA), que deve medir o ‘letramento tecnológico’ dos estudantes a partir da próxima edição da avaliação.
“Com a nova avaliação do PISA, a tecnologia ganha cada vez mais destaque na educação pública, e com ela vem a necessidade de adaptar e transformar o ensino”, comenta Ivan Ipólyto, CEO da SIM Inova®. “Em meio a esse cenário, a robótica educacional surge como uma ferramenta essencial para o futuro das nossas escolas”, afirma.
A robótica educacional não só incentiva o desenvolvimento de habilidades técnicas, mas também ajuda a desenvolver o pensamento crítico, a criatividade e o trabalho em equipe. A robótica se torna uma necessidade para preparar os estudantes para o mundo digital e para os desafios do século XXI. E o melhor: ela pode ser aplicada em todas as disciplinas, tornando o aprendizado mais dinâmico e envolvente.
— Ivan Ipólyto
Para os professores, tecnologia não é um “extra”: é parte de um processo de aprendizagem que aumenta a motivação dos estudantes, especialmente por permitir aulas mais atraentes e interativas, adaptadas aos interesses dos alunos.
O estudo, realizado em cinco países, mostra que o uso da tecnologia nas escolas já é uma realidade significativa. Centros educacionais da Espanha (91%), Peru (84%), México (82%), Colômbia (80%) e Brasil (63%) já adotaram recursos digitais em suas práticas pedagógicas.
Os resultados do estudo mostram que os centros dos cinco países pesquisados possuem conectividade à Internet, plataformas digitais de aprendizagem e utilizam conteúdos digitais como recursos educacionais. Além disso, a tecnologia não é mais percebida como um mero complemento, mas como potencializadora da aprendizagem.
— Conclusões gerais do relatório de resultados do VII Estudo Global sobre o uso da tecnologia na educação.
A tecnologia é uma aliada poderosa, mas precisa vir acompanhada de infraestrutura, formação continuada e, principalmente, valorização do professor. A inclusão de tecnologias educacionais no currículo da educação básica de forma planejada, holística e intencional é indispensável para tornar a aprendizagem efetiva e transformadora.
Ao incluir o programa SIMROBÓTICA® na grade curricular, estados e municípios contam com o apoio dos profissionais da SIM Inova® tanto na preparação dos educadores quanto no acompanhamento da rotina escolar.
Antes do início das aulas, os professores recebem formação específica em robótica educacional. Essa etapa fortalece sua atuação em sala de aula, promove a inovação pedagógica e contribui para a valorização profissional.
Além da certificação, os educadores têm acesso a suporte contínuo dos orientadores educacionais da SIM Inova®, desenvolvedora do programa, o que garante segurança no processo e amplia o potencial de aprendizagem dos estudantes e da comunidade escolar. “A gente se sente muito mais segura com a orientação educacional, porque temos a quem chamar, para quem tirar dúvidas”, compartilha a professora Tânia Rossi, que participou da formação e tem apoio de orientadores educacionais para mediar as aulas de robótica educacional.
Com uma implementação planejada e uma metodologia ampla e equilibrada, o programa contribui para o empoderamento dos educadores no uso efetivo da tecnologia como ferramenta de transformação do ensino.
Saiba mais sobre o programa SIMROBÓTICA® em siminova.com.br/simrobotica