De STEM a STEAM: por que as Artes são essenciais na educação do século XXI

As Artes promovem uma educação mais integrada e holística, combinando o desenvolvimento de habilidades criativas e inovadoras com competências técnicas e analíticas.
Foi a partir dos anos 2000 que a tradicional abordagem STEM — focada em Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática — passou a incorporar as Artes, dando origem ao conceito de STEAM. A mudança foi motivada pela necessidade de desenvolver competências que vão além dos conhecimentos técnicos e científicos.
A presença das Artes nessa nova configuração educacional traz conexões importantes com áreas do século XXI, especialmente ligadas à indústria criativa, como criatividade, inovação, empreendedorismo e pensamento crítico. A disciplina também favorece a compreensão de subjetividades, ou seja, o olhar sensível para o mundo e suas múltiplas expressões culturais.
Mais do que promover design e expressão criativa, a inclusão das Artes na educação fortalece a capacidade de entender o mundo, reconhecer sua diversidade e expressar ideias de forma significativa. A arte, nesse contexto, torna-se uma forma de pensar, imaginar e explorar novas possibilidades — essencial para a inovação.
Essa formação mais ampla e equilibrada também contribui para que os estudantes desenvolvam habilidades socioemocionais, aprendendo a lidar melhor com suas emoções e a construir relações mais saudáveis com os outros.
Um artigo de Beatriz Mogadouro Calil (mestra em Artes Visuais pela Unicamp) e Gustavo Pugliese (doutor em Educação pela USP) destaca que o papel da Arte na educação STEAM vai muito além da estética:
“O ensino de arte faz a cultura emergir, com isso vêm à tona a diversidade, a multiculturalidade, o respeito e a valorização do outro.”
— Beatriz Mogadouro Calil e Gustavo Pugliese.
A intenção é formar pessoas capazes de produzir de forma criativa nas áreas da arte, ciência e engenharia, aliando tecnologias digitais e físicas para explorar ideias, aprender habilidades técnicas e criar soluções em ambientes colaborativos e experimentais.
“É preciso considerar que uma educação de qualidade deve sempre contemplar, sem hierarquias, três tipos de linguagem na formação de um ser humano: a verbal (ou linguística), a científica e a artística.”
— Beatriz Mogadouro Calil e Gustavo Pugliese.
A inclusão das Artes potencializa a interdisciplinaridade e fortalece a autoestima dos alunos. A intenção é que os estudantes formados por meio da abordagem STEAM desenvolvam confiança e autonomia para avançar em suas carreiras, com base na observação, na conexão de conceitos e ideias, no pensamento crítico e na ação.
A abordagem STEAM está presente no programa SIMROBÓTICA®.
Saiba mais sobre o programa em siminova.com.br/simrobotica!