Professor é quem mais influencia na aprendizagem do aluno

Conquistar e manter a atenção dos alunos é um desafio para os professores, que precisam desenvolver novos métodos de ensino, que incluam conhecimentos tecnológicos e ferramentas presentes no dia a dia dos estudantes.
O estudo Qualidade do Professor Brasileiro, pesquisa inédita do Instituto Península realizada em parceria com o Movimento Profissão Docente e com o Centro de Estudos em Administração Pública e Governo (CEAG) da Fundação Getúlio Vargas (FGV), revela que os professores impactam mais significativamente o desempenho educacional do que fatores como infraestrutura das escolas, o número de alunos por turma, o nível de escolaridade dos responsáveis, entre outros.
Considerando esses elementos, o estudo explica o impacto de 65,7% no aprendizado do ensino fundamental e de 47% no ensino médio, concluindo que o peso da qualidade docente para a compreensão do aprendizado dos estudantes é considerável.
Atrelados ao conhecimento, podemos enaltecer que a figura do professor sempre foi de admiração; profissionais que inspiram os estudantes pela paixão que têm pela área em que atuam. Reconhecer e valorizar os professores é fundamental para o desenvolvimento de ações educacionais eficientes.
Iniciativas como o programa SIMROBÓTICA® tem ajudado milhares de educadores a promover transformações significativas em sala de aula, em que o processo de aprendizagem se volta para o trabalho em equipe, o que requer uma postura flexível e criativa por parte dos profissionais envolvidos com a educação. Com isso é possível permitir a melhoria da qualidade do ensino por meio de metodologias ativas e das novas tecnologias.
O professor media as atividades executadas pelos alunos, que podem desencadear ações de engajamento estudantil que envolvam a comunidade do entorno da escola na condução de projetos inovadores e estimulantes. Os educadores são capacitados para as aulas e desempenham o papel de mediadores e de facilitadores, guiando os alunos, fazendo perguntas estimulantes e fornecendo suporte necessário. Isso se alinha com a ideia de que o aprendizado é mediado pela interação com o facilitador.
O projeto é muito importante para a educação porque promove uma forma atrativa de trazer o conhecimento para o aluno, em que ele vai ser o protagonista do ensino.
— Camila A. Almeida, educadora.
Ao aplicar o conceito da Experiência da Aprendizagem Mediada (EAM), que enfatiza o papel ativo do mediador ou instrutor no processo de ensino-aprendizagem, é notável o quanto o programa se beneficia dessa abordagem educacional. “A importância da capacitação para o professor é muito significativa principalmente porque é uma maneira da gente trabalhar com metodologias ativas e sobretudo poder passar para nossos educandos tudo o que vivenciamos na prática”, comentou Hérika S. Vasques, educadora.
O programa é uma iniciativa educacional que se destaca por seu profundo alinhamento com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), em especial com seu 5º pilar – Cultura Digital -, mas que vai além, pois incorpora de maneira abrangente todos os outros aspectos da BNCC em sua metodologia.
Com o programa SIMROBÓTICA®, os educadores aprendem para ensinar e os alunos vivenciam seus projetos de forma prática e envolvente. Entre em contato e saiba mais!