• SIM Inova®
  • Programas
    • SIMROBÓTICA
    • Educação Modelo
    • Trânsito Feliz
  • Editorias
    • Educação Tecnológica
    • Gestão Pública
    • Educação para o Trânsito
    • Amigos da Tecnologia Educacional
    • Saiba +
  • Amigos
  • TV SIM
Nenhum resultado Ver todos os resultados
✕
Nenhum resultado Ver todos os resultados

Conheça as 10 competências gerais da BNCC

22/08/2024

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) trouxe uma mudança significativa para a Educação Básica no Brasil, orientando as práticas pedagógicas com foco em dez competências gerais que visam preparar os estudantes para os desafios do século XXI. Essas competências abrangem conhecimentos, habilidades, atitudes e valores que são essenciais para o pleno desenvolvimento dos alunos, permitindo que se tornem cidadãos críticos, criativos e participativos na sociedade.

Competências Gerais da BNCC


1. Conhecimento

Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital.

2. Pensamento Científico, Crítico e Criativo

Exercitar a curiosidade intelectual e utilizar as abordagens próprias das ciências, incluindo a investigação, reflexão, análise crítica, imaginação e criatividade.

3. Repertório Cultural

Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.

4. Comunicação

Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital – para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.

5. Cultura Digital

Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares), para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.

6. Trabalho e Projeto de Vida

Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade.

7. Argumentação

Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável, em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta.

8. Autoconhecimento e Autocuidado

Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas.

9. Empatia e Cooperação

Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza.

10. Responsabilidade e Cidadania

Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.

Estas competências gerais da BNCC são fundamentais para preparar os alunos para um mundo em constante transformação. Elas incentivam o desenvolvimento integral dos estudantes, tornando-os aptos a enfrentar os desafios do presente e do futuro de maneira crítica, criativa e colaborativa.

Os programas da SIM Inova®, norteiam o desenvolvimento dessas competências de diversas formas e em todo o cenário, desde uma gestão que identifique pontos de alerta a disciplinas educacionais. Um exemplo, são as aulas do programa SIMROBÓTICA®, que estimulam o pensamento computacional e ensinam habilidades e competências importantes para desenvolvimento humano e tecnológico por meio de uma metodologia ativa.


Um dos principais diferenciais utilizados em aula é a “Cultura Maker”, onde os estudantes constroem robôs e dividem diferentes funções para realizar tarefas práticas. Isso favorece o pensamento computacional e inúmeras outras habilidades comportamentais, organizacionais, socioemocionais, cognitivas e de comunicação, enriquecendo o processo de aprendizagem.

Compartilhar

Veja também

08/08/2025

SIM Inova® leva lançamento para Educação Infantil no 8º Conexidades


Leia mais
31/07/2025

20º Fórum Nacional da Undime promove debates sobre os rumos da educação pública com foco em novos gestores


Leia mais
11/07/2025

O professor como guia do protagonismo e da aprendizagem significativa


Leia mais

Últimas atualizações

  • Crianças da pré-escola aprendem tecnologia de forma lúdica e sem telas
  • Secretaria de Educação anuncia o 3º Torneio de Robótica Educacional no dia 11 de outubro
  • 3º Torneio de Robótica Educacional acontece no dia 11 de outubro
  • Secretaria de Educação anuncia o 3º Torneio de Robótica Educacional no dia 11 de outubro
  • Secretaria de Educação anuncia o 3º Torneio de Robótica Educacional no dia 11 de outubro
► Ver mais

Soluções que impulsionam
um futuro de oportunidades.

  • Cadastro Newsletter
  • Educação Tecnológica
  • Gestão Pública
  • Educação para o Trânsito

SIM Inova® 2025 | Todos os direitos reservados. Empresa Atlan Global Group.
O logotipo da LEGO®, o Minifigure, o logotipo SPIKE™ e os Modelos LEGO® são marcas registradas e/ou direitos autorais do Grupo LEGO®. Utilizado com permissão.

Nenhum resultado Ver todos os resultados