Conheça as 10 competências gerais da BNCC
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) trouxe uma mudança significativa para a Educação Básica no Brasil, orientando as práticas pedagógicas com foco em dez competências gerais que visam preparar os estudantes para os desafios do século XXI. Essas competências abrangem conhecimentos, habilidades, atitudes e valores que são essenciais para o pleno desenvolvimento dos alunos, permitindo que se tornem cidadãos críticos, criativos e participativos na sociedade.
Competências Gerais da BNCC
1. Conhecimento
Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital.
2. Pensamento Científico, Crítico e Criativo
Exercitar a curiosidade intelectual e utilizar as abordagens próprias das ciências, incluindo a investigação, reflexão, análise crítica, imaginação e criatividade.
3. Repertório Cultural
Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.
4. Comunicação
Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital – para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.
5. Cultura Digital
Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares), para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.
6. Trabalho e Projeto de Vida
Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade.
7. Argumentação
Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável, em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta.
8. Autoconhecimento e Autocuidado
Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas.
9. Empatia e Cooperação
Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza.
10. Responsabilidade e Cidadania
Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.
Estas competências gerais da BNCC são fundamentais para preparar os alunos para um mundo em constante transformação. Elas incentivam o desenvolvimento integral dos estudantes, tornando-os aptos a enfrentar os desafios do presente e do futuro de maneira crítica, criativa e colaborativa.
Os programas da SIM Inova®, norteiam o desenvolvimento dessas competências de diversas formas e em todo o cenário, desde uma gestão que identifique pontos de alerta a disciplinas educacionais. Um exemplo, são as aulas do programa SIMROBÓTICA®, que estimulam o pensamento computacional e ensinam habilidades e competências importantes para desenvolvimento humano e tecnológico por meio de uma metodologia ativa.
Um dos principais diferenciais utilizados em aula é a “Cultura Maker”, onde os estudantes constroem robôs e dividem diferentes funções para realizar tarefas práticas. Isso favorece o pensamento computacional e inúmeras outras habilidades comportamentais, organizacionais, socioemocionais, cognitivas e de comunicação, enriquecendo o processo de aprendizagem.