Por que e como ensinar educação para o trânsito na escola?
O trânsito é o local onde todos se encontram e compartilham o mesmo espaço. Desde cedo, é possível trabalhar a Educação para o trânsito pensando na mobilidade, na acessibilidade, na relação de cada um com a cidade.
Na escola a Educação para o trânsito pode ser trabalhada como um tema transversal e, por sua vez, está diretamente relacionada com as competências gerais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC): Empatia e Cooperação e Responsabilidade e Cidadania, valores repassados pelas famílias, que serão ampliados dentro de um contexto educacional e social.
Segundo Yoka Yamamoto, co-fundadora do Instituto Vidda’s todos podem e devem promover a conscientização de comportamentos seguros no trânsito. “Nós queremos transmitir para eles, estudantes, o recado do quanto a vida é importante, quais os cuidados que devemos ter, e pedir a ajuda deles para ensinar tudo o que eles aprenderam aqui na escola e compartilhem para os pais, tudo o que aprenderam”, comentou.
Meu pai e minha mãe dirigem e eu vou passar essas informações para eles, os conhecimentos que eu tive, porque todo cuidado é pouco.
— Lorena de Camargo, estudante
A ação teve o objetivo de conscientizar os estudantes em relação aos comportamentos preventivos enquanto cidadãos nas mais diversas situações de convivência no trânsito.
Eu achei a palestra muito importante porque nós, como jovens, precisamos saber sobre sistema de trânsito, as situações que precisamos enfrentar e a segurança que a gente precisa ter nessas situações.
— Luiz Campelo, estudante.
Educação para o Trânsito
O programa Trânsito Feliz é contextualizado e personalizado para cada faixa etária, com cadernos educativos, maquetes interativas e robô programável, com estruturas modulares com perfeita adaptação à infraestrutura local.
Com o programa, os estudantes poderão realizar atividades pedagógicas e tecnológicas que abordarão temas relacionados à dinâmica do trânsito de forma integral e alinhadas com as habilidades e competências da BNCC, tão como: compreensão das tecnologias e conceitos físicos e matemáticos empregados nos equipamentos de gestão de tráfego, conscientização sobre a garantia de acessibilidade nas vias e em locais públicos, entre outros.
O programa é focado na preservação da vida por meio de atitudes conscientes que trabalham o pensamento crítico e computacional. De forma divertida e lúdica, poderão compreender e aprender na prática como tornar o trânsito mais seguro e gentil, respeitando as leis e as pessoas.
O Trânsito Feliz é uma solução educacional desenvolvida pela SIM Inova®, em parceria com escolas, comunidades e órgãos de trânsito com a proposta de promover a conscientização, educação e segurança no trânsito.
O que os estudantes da sua cidade sabem sobre trânsito? Vem saber como o programa educacional Trânsito Feliz pode transformar a vida de milhares de cidadãos do seu Município. Entre em contato conosco!