Robótica educacional melhora o trabalho em equipe e estimula a cooperação

A robótica educacional é uma das mais importantes ferramentas tecnológicas de ensino, pois materializa o conteúdo teórico, estimula o pensamento criativo, entre tantas outras habilidades e competências, como o trabalho em equipe e a cooperação.
As aulas são divididas em três fases: Descobrir, Criar e Multiplicar. Primeiramente, os estudantes recebem a contextualização da aula; em seguida, constroem e programam os protótipos; e, por fim, compartilham com a sala como foi desenvolver a atividade.
As atividades ainda são realizadas em grupos com quatro estudantes: construtor, programador, administrador e líder. Durante um mês, fazem rodízio de funções e, após todos terem experienciado as diferentes funções, têm a oportunidade de participar de um novo grupo, com outros alunos. Uma estrutura de aula que favorece a comunicação e a integração entre os estudantes na busca de um objetivo em comum, proposto no Caderno de Atividades.
Na primeira aula de robótica educacional, Sueli Mangini, professora do Ensino Fundamental I, permitiu que os estudantes formassem seus grupos livremente. Algumas equipes terminaram primeiro e outras demoraram um pouco mais. Ao final das atividades, compartilharam com a sala suas experiências. “O mais interessante é que o último grupo acreditava que demoraram mais porque não estavam encaixando as peças corretamente”, conta Sueli. “Foi aí que eu expliquei e mostrei que o que faltou foi organização e cooperação”.
Sueli aproveitou o momento para reforçar a importância do trabalho em equipe e da colaboração para alcançar um objetivo em comum. “O grupo que terminou primeiro também não percebeu que tinham chegado ao final porque todos colaboraram”.
A mudança no comportamento dos estudantes também foi observada em momentos além das aulas de robótica. Na atividade de produção textual em dupla, em que a professora tinha dificuldade de trabalhar com os estudantes, foi perceptível a mudança de comportamento deles após terem acesso às aulas de robótica. “Normalmente, um pegava o papel, escrevia uma parte do texto e passava para o outro escrever a outra parte. Eu alertava: isso não é produção em dupla”, relembra a professora. “Depois das aulas de robótica, foi mais fácil, pois agora eles têm a responsabilidade de conversar e chegar a um acordo para redigir o texto”, conta.
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