• Whatsapp
  • Roraima implanta aulas de robótica na rede estadual de ensino

    “O que pode ter dentro destas caixas que pode mudar a realidade do ensino?”, foi o primeiro pensamento de Rubens Silva Leitão, Gestor da Escola Estadual João Rodrigues, de São Luiz do Anauá, no sul do Estado de Roraima. São mais de 4.500 estudantes de 15 escolas estaduais que terão, em sua grade curricular, o SIMROBÓTICA®, o programa de robótica educacional da SIM Inova®.

    Até o ano de 2021, quando a gente falava que teria aulas de robótica no ensino público de Roraima a gente era motivo de chacota, pois ninguém imaginou que iriamos chegar a esse patamar, pois estamos tendo investimento importantes nesta área da educação.

    Rubens Silva Leitão

    Defensor do ensino ativo, Rubens tornou-se gestor da escola onde concluiu o Ensino Fundamental e Ensino Médio e observa que as aulas práticas sempre foram as mais populares, como a Educação Física e as Feiras de Ciências, tradicionais na época em que cursou o ensino básico. Com isso, ele estima que as aulas de robótica passem a ser uma das mais interessante para os estudantes. “São atrativas pois veem a aplicação do teórico no dia a dia deles”, destaca.

    Cadernos de atividades contextualizam as atividades práticas.

    Rubens chegou a essa conclusão após a abertura das caixas com todos os materiais necessários para que os professores e estudantes pudessem por em prática a robótica educacional da SIM Inova®:  

    Quando o orientador pedagógico veio, abriu a caixa e me apresentou, eu descobri que não era apenas blocos de montar e que talvez, estivesse naquela caixa, a solução para sanar parte das dificuldades que os estudantes tiveram nestes dois anos de pandemia.

    Rubens Silva Leitão

    Os materiais utilizados na aplicação das aulas incluem tablets, conjunto LEGO® Education e cadernos de atividades com a contextualização das montagens que os estudantes farão em aula. “Envolve muita interpretação: as aulas, o passo a passo, o princípio da matemática e física estão lá.”, observa Rubens. “E aquilo que é tão fundamental no ensino, a interpretação, também está dentro daquela caixa, pois no final os estudantes relatam como foi a aula, o que permite a observância da escrita dos estudantes no final de cada aula”, destaca.

    Diretor Rubens Silva Leitão e o Orientador Pedagógico da SIM Inova®, Erlon Rodrigues durante treinamento.

    Para que possam ministrar as aulas com excelência, os professores receberam um treinamento e terão orientadores educacionais da SIM Inova® disponíveis para sanar quaisquer dúvidas que surgirem para as aulas. “Os três dias foram de uma importância imensurável, pois no primeiro dia vieram as dúvidas e logo após o almoço os professores já queriam criar e montar os robôs, do segundo dia em diante já mergulhamos na robótica”, detalha.

    A formação foi fundamental e o apoio da SIM Inova® foi esplêndido. Nunca pensei que uma empresa pudesse vender um produto para o estado e ela, com seu serviço e sua assistência no dia a dia vir junto, eu achei que não fosse possível.

    Rubens Leitão
    Estudantes utilizam os blocos de montar da LEGO® Education

    Com o programa SIMROBÓTICA®, os estudantes roraimenses terão aulas que potencializam a integração entre disciplinas, desenvolvem habilidades e competências organizacionais, socioemocionais, comunicativas, cognitivas e comportamentais. Dessa forma, a robótica educacional tem o potencial de estimular novos aspectos de ensino e melhorar a aprendizagem.

    Compartilhe nosso post 🙂