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Os Eixos da BNCC da Computação

15/12/2025

A Base Nacional Comum Curricular da Computação é o documento que define as competências e habilidades essenciais para o ensino de Computação na educação básica brasileira. Ela abrange da Educação Infantil ao Ensino Médio e orienta a construção de currículos que preparem os estudantes para atuar de forma ativa, crítica e consciente no mundo digital.

Mais do que um guia normativo, a BNCC da Computação representa um avanço pedagógico relevante ao propor a transição da alfabetização digital, centrada apenas no uso de ferramentas, para a fluência computacional, entendida como a capacidade de compreender, criar e se expressar por meio da tecnologia.

Os três eixos fundamentais da BNCC da Computação

A BNCC da Computação está organizada em três eixos que se articulam e se aprofundam ao longo de toda a trajetória escolar. Esses eixos são interdependentes. O Pensamento Computacional fornece as bases cognitivas para a resolução de problemas, o Mundo Digital promove a compreensão sobre o funcionamento das tecnologias e a Cultura Digital orienta o uso ético, crítico e responsável dessas tecnologias na sociedade.

Do ponto de vista curricular, o Pensamento Computacional refere-se à capacidade de resolver problemas de forma sistemática, utilizando conceitos da computação para criar, testar e analisar soluções.

Esse eixo não se limita à programação. Ele desenvolve o pensamento estruturado e lógico, habilidade que se manifesta tanto na criação de soluções técnicas, relacionada ao Mundo Digital, quanto na análise do impacto social de algoritmos, relacionada à Cultura Digital. Entre seus principais conceitos estão:

Decomposição

Divisão de problemas complexos em partes menores e mais simples, facilitando sua resolução, como separar a tarefa de arrumar um quarto em ações específicas.


Reconhecimento de padrões

Identificação de semelhanças e repetições, que começa com padrões visuais e sonoros e evolui para a generalização de soluções mais complexas.

Lógica computacional

Uso do raciocínio lógico para tomar decisões, estabelecer relações de causa e efeito e construir argumentos coerentes.

Algoritmos

Elaboração de sequências de passos claros e ordenados para executar tarefas ou resolver problemas, como a sequência para amarrar os sapatos, exploradas desde a Educação Infantil.

Nesse eixo, Mundo Digital, o foco está na ampliação da alfabetização digital, garantindo que os estudantes compreendam os componentes, a estrutura e o funcionamento das tecnologias utilizadas no cotidiano.

O objetivo é ir além do uso instrumental, promovendo a compreensão dos princípios que sustentam essas tecnologias. Entre os conceitos abordados destacam-se:

Hardware e software

Distinção entre os componentes físicos dos dispositivos e os programas que os controlam.

Codificação da informação

Compreensão de como textos, imagens e sons são representados em formato digital, por meio de sistemas.

Armazenamento e transmissão de dados

Entendimento sobre como as informações são armazenadas localmente ou em nuvem e como são transmitidas por meio de redes.

Funcionamento da internet

Noções sobre a internet como uma rede de redes e sobre os protocolos que possibilitam a comunicação entre dispositivos.

O eixo da Cultura Digital aborda as dimensões sociais, éticas e legais do uso das tecnologias. Seu objetivo é formar cidadãos digitais capazes de utilizar recursos tecnológicos de forma consciente, segura e crítica, compreendendo seus impactos na sociedade e no mundo do trabalho.

Esse eixo dialoga diretamente com os demais, pois conceitos como armazenamento de dados, por exemplo, são fundamentais para discussões sobre privacidade. Entre os temas centrais estão:

Cidadania digital

Desenvolvimento de comportamentos éticos e respeitosos em ambientes digitais, incluindo a prevenção e o enfrentamento de práticas como o cyberbullying.

Segurança e privacidade

Proteção de dados pessoais, reconhecimento de riscos no ambiente online e adoção de práticas seguras no uso de dispositivos e plataformas.

Análise crítica da informação

Capacidade de avaliar a veracidade, a credibilidade e a intenção das informações, distinguindo fontes confiáveis de conteúdos falsos ou manipulados.

Direitos autorais

Compreensão sobre propriedade intelectual e uso legal e ético de conteúdos digitais, como textos, imagens, vídeos e músicas.

Os programa SIMROBÓTICA® é 100% alinhado à BNCC da Computação, essencial para a educação contemporânea. Organizar o ensino a partir dos eixos do Pensamento Computacional, Mundo Digital e Cultura Digital, contribui para a formação de estudantes que vão além do consumo passivo de tecnologia, é o incentivo a criatividade e inovação.

A BNCC da Computação estabelece competências fundamentais e oferece flexibilidade para que escolas e educadores desenvolvam abordagens pedagógicas alinhadas à sua realidade. O objetivo é formar pessoas capazes de compreender, analisar, criar e utilizar tecnologias digitais para resolver problemas de forma crítica e criativa, exercendo plenamente a cidadania em uma sociedade mediada por algoritmos e cada vez mais automatizada.

Entre em contato e conheça o programa SIMROBÓTICA®, presente em centenas de escolas públicas brasileiras.

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