ONU lança campanha pela segurança no trânsito na América Latina

“É preciso fazer investimento em educação e mudar a cultura”, afirma Jean Todt ex-piloto de rali e enviado especial da ONU para a segurança viária.
Na última sexta-feira (29), a Organização das Nações Unidas (ONU) lançou oficialmente, em São Paulo, a campanha #FaçaUmaEscolhaSegura, com o objetivo de mobilizar governos e sociedade para a redução de mortes no trânsito na América Latina. O alerta é urgente: pedestres, ciclistas e motociclistas representam cerca de 60% das vítimas fatais no trânsito brasileiro — um dos países com maior índice de mortalidade viária nas Américas.
Jean Todt, enviado especial da ONU para a segurança viária, enfatizou que as soluções para esse problema já são conhecidas. O verdadeiro desafio, segundo ele, está na implementação contínua e coordenada de ações que envolvem desde fiscalização e infraestrutura até educação e mudança de comportamento.
Mais do que novas normas, precisamos de articulação entre governos, investimento em educação e mudança de cultura.
— Jean Todt em entrevista ao Valor Econômico.
Esse pensamento está no coração do programa Trânsito Feliz, desenvolvido pela SIM Inova® para promover a educação para o trânsito com o uso de tecnologia e interatividade. A proposta é envolver crianças, jovens e adultos na construção de uma cultura de segurança viária desde a infância, por meio de atividades que vão além da teoria, estimulando vivências, empatia e escolhas conscientes.

A campanha da ONU destaca ainda o impacto desproporcional dos acidentes entre crianças e jovens de 5 a 29 anos, sendo essa a principal causa de morte nessa faixa etária. Diante disso, programas como o Trânsito Feliz ganham ainda mais relevância ao contribuírem diretamente para a formação de condutores e pedestres mais responsáveis, por meio da escola e abrindo aprendizagem para toda a comunidade.
Com o apoio de instituições como o Unicef e a Organização Pan-Americana da Saúde, a nova campanha da ONU reforça a urgência de uma mobilidade mais humana, segura e inclusiva. O Trânsito Feliz caminha nessa direção, unindo educação, cidadania e compromisso com a vida.