Aulas de robótica integram disciplinas e aproximam o aprendizado do cotidiano dos alunos

Professores relatam como o uso da tecnologia desperta o interesse dos alunos e amplia as possibilidades de aprendizagem.
Assim como a robótica educacional já promoveu a conscientização sobre o combate ao Aedes aegypti — integrando educação, tecnologia, saúde e meio ambiente —, as atividades do programa de educação tecnológica SIMROBÓTICA® seguem proporcionando momentos de conexão com a realidade dos alunos, por meio de temas abordados nas disciplinas regulares da educação básica.
Para o Dia da Chegada dos Portugueses ao Brasil, os alunos do 4º ano do Ensino Fundamental da professora Patrícia Cardoso construíram um veleiro que se movimentava conforme os comandos configurados no tablet.
A partir da proposta da aula “Veleiro”, os estudantes conheceram mais sobre as caravelas portuguesas por meio de vídeos e imagens, compreendendo o trajeto feito até a costa brasileira, primeira fase da aula de robótica. Em seguida, começaram a montar o protótipo com os kits de tecnologia educacional. “Ao ver o veleiro se movimentar depois de programado, as crianças ficaram encantadas. Foi uma experiência prazerosa e de muito aprendizado”, contou a professora.

A atividade ofereceu uma abordagem prática e lúdica do conteúdo histórico, promovendo também o respeito à cultura indígena e a valorização das diferentes etnias que compõem a sociedade brasileira. Além disso, envolveu diversas habilidades, como atenção, coordenação motora, leitura e estratégia para a montagem do protótipo.
O mesmo protótipo também foi utilizado em outro contexto, durante as aulas da professora Adriana Morgado, para refletir sobre a importância da água no planeta. “Durante a comemoração do Dia Mundial da Água, trabalhamos a temática dos recursos naturais. A atividade foi realizada com entusiasmo e contribuiu para uma melhor assimilação do tema, além de promover momentos de socialização e cooperação entre os alunos”, compartilha.
Ao integrar os conteúdos da nossa grade curricular ao conteúdo de robótica, temos um momento de estudo onde a criança aprende além daquilo que está posto, de maneira divertida e de fácil compreensão, tornando a aula mais dinâmica e com aprendizados significativos.
— Patrícia Morgado, professora.
Já os alunos do 4º ano do professor Wester Gobetti exploraram conceitos de física e astronomia por meio do Simulador Astronômico, de forma lúdica e divertida. “A robótica educacional desperta a curiosidade e a sensação de desafio nas crianças. Elas internalizam princípios abstratos de forma intuitiva, o que torna o aprendizado muito mais significativo e memorável”, explica.
Durante as aulas, os alunos desenvolveram habilidades técnicas, como lógica de programação e compreensão de mecanismos, além de competências comportamentais importantes, como trabalho em equipe, comunicação, persistência e inteligência emocional. “Conflitos surgem, mas com a mediação adequada conseguimos trabalhar até mesmo essas competências socioemocionais”, afirma o educador.

Wester destaca que esse tipo de vivência representa uma transformação no papel do aluno em sala de aula. “É gratificante ver o engajamento das crianças em atividades que as colocam como protagonistas. Ao programar, testar e explorar, elas fazem conexões reais com a matemática, as ciências e o mundo ao seu redor.”
Os professores de estados e cidades que adotam o programa SIMROBÓTICA® recebem certificação em robótica educacional e contam com o apoio de orientadores pedagógicos da SIM Inova® — profissionais especializados e comprometidos com a excelência do projeto. “A assessoria educacional permite criar um ambiente de aprendizado dinâmico e estimulante, onde a criatividade e a inovação transformam o aprendizado em algo envolvente e significativo”, relata a orientadora Shayra Oliveira.
Trabalhar como orientadora educacional e pedagógica para as escolas é uma experiência extremamente gratificante. A introdução da robótica no contexto educacional tem se mostrado uma ferramenta poderosa para engajar e inspirar os alunos.
— Shayra Oliveira, orientadora educacional, pós-graduada em robótica educacional.
O programa SIMROBÓTICA® está alinhado ao Currículo de Referência em Tecnologia Educacional do CIEB (Centro de Inovação para a Educação Brasileira), à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), à metodologia STEAM (abordagem que tem como objetivo fomentar a integração das áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática), e contribui diretamente para três Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU ligados à educação e à tecnologia:
O programa proporciona uma experiência interdisciplinar, interativa e criativa por meio de metodologias ativas em centenas de escolas públicas do país.
Entre em contato e saiba mais sobre como incluir o programa na grade curricular de sua rede municipal ou estadual.