Robótica Educacional itinerante: conhecimento para além dos muros da escola

Pais e filhos constroem protótipos de robô programável e descobrem juntos como a tecnologia pode auxiliar em várias etapas do aprendizado escolar e nas atividades do dia a dia
Uma iniciativa do programa SIMROBÓTICA® proporcionou um dia de aprendizado e diversão para crianças e famílias que participaram de uma ação itinerante, superando os limites da sala de aula tradicional.
Em um ambiente descontraído, os participantes não só aprenderam conceitos de robótica, mas também puderam fortalecer os laços familiares. Um veículo especialmente adaptado com mesas e cadeiras escolares foi o cenário perfeito para essa experiência única, que encantou dos pequenos aos adultos.
Eu nunca imaginei que poderia aprender robótica dessa forma, e muito menos dentro de um ônibus.
— Otávio Jordão Neto após participar da oficina com seu filho, Murilo.
Otávio Jordão Neto, auxiliar de enfermagem, ainda destacou o valor da interação entre pais e filhos durante as atividades. “Isso ajuda o pai e o filho a socializarem; e é muito legal”, disse. Para ele, iniciativas como essa são fundamentais para o desenvolvimento não só do conhecimento, mas também dos vínculos familiares. “Deveriam ter mais atividades de robótica assim”, sugeriu.
Murilo, por sua vez, compartilhou sua empolgação com a experiência. “Foi muito legal, eu gostei mais de montar o carro e a cidade”, afirmou. Ele ainda destacou a importância do incentivo do seu pai, que o ajudou a ser mais preciso durante a montagem dos protótipos. “Meu pai falou para eu montar certinho o carro, e eu montei retinho por causa dele”, contou Murilo, mostrando como a atividade não só contribui para o aprendizado de novas habilidades tecnológicas, mas também para o desenvolvimento da coordenação motora e da concentração.
A oficina não só ensinou conceitos de robótica, mas também promoveu o trabalho em equipe, o compartilhamento de tarefas e o respeito pelas limitações de cada um. A interação entre pais, filhos e outros participantes criou um ambiente de aprendizado coletivo, onde as crianças puderam experimentar novas formas de pensar e resolver problemas, se preparando para um futuro cada vez mais tecnológico.
Foi muito legal, porque a criança aprende através do lúdico, o que desenvolve muitas áreas dela e faz muito bem.
— Amanda Barroso, mãe do Miguel.
Amanda Barroso, auxiliar administrativa, participou da oficina com seu filho Miguel, de 7 anos. Para ela, a experiência foi enriquecedora. Ela destacou ainda a importância de proporcionar às crianças oportunidades de aprender algo prático e estimulante, fora do ambiente tradicional de telas. “Ao invés de estar na frente de uma tela, a criança aprende algo que pode até virar uma profissão no futuro”, acrescentou.
Miguel, entusiasmado com a oficina, explicou o que aprendeu. “Aprendi como a cancela abre e aprendi a fazer um carrinho também”. Para ele, o momento de aprendizado também foi um exercício de cooperação. “Achei muito legal, não é difícil, as crianças gostam e um ajuda o outro”, disse Miguel, ressaltando o espírito colaborativo e o aprendizado mútuo.
Ao levar a robótica para além das escolas tradicionais, a ação itinerante oferece uma nova abordagem educacional, estimulando o interesse por ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática (STEAM) de forma inclusiva e acessível. Essa iniciativa é um exemplo claro de como a inovação pode ser utilizada para criar oportunidades de aprendizado para todos, independentemente do contexto social ou geográfico. “O ônibus traz essa oportunidade para os alunos, ou seja, onde ele não precisa estar exatamente na escola, mas a educação também acontece fora do muro da escola”, completou o supervisor educacional Guilherme Canato.
Conheça o programa SIMROBÓTICA®, que insere tecnologia na grade curricular das escolas públicas do Brasil.