A importância do brincar na educação básica
A Organização das Nações Unidas (ONU) destaca que brincar não é só lazer, mas sim, um direito das crianças fundamental para o desenvolvimento delas. O brincar permite um desenvolvimento amplo, que envolve questões sociais e intelectuais de forma atrativa e envolvente.
Uma pesquisa global realizada com mais de 25 mil crianças em 36 países, apresentada pela LEGO® Education, revela que até 73% das crianças não acreditam que os adultos levem a sério a brincadeira e seu potencial para ajudar no aprendizado.
Contudo, ferramentas que trazem mais ludicidade e envolvimento permitem maior apropriação do aprendizado, como no caso a utilização dos kits da LEGO® Education no programa de educação tecnológica SIMROBÓTICA®.
“Como professora, como mãe e como avó eu acho que vai acrescentar muito na educação da minha neta, que já teve um LEGO® em casa”, destaca a educadora Edilene Poloni. “Agora, esse contato com o Lego dentro da escola, ela não vai ter só a visão do brincar, mas a visão do construir e do compartilhar com os amiguinhos”, destacando que não é só um brinquedo, pois ele tem vida e é mágico para os estudantes.
Além de tornar o aprendizado mais atrativo, a utilização de ferramentas lúdicas unidas com estratégias pedagógicas estimula, ainda a cooperação no desenvolvimento das atividades de construção e programação de protótipos. “O trabalho em equipe é importante para ficarmos unidos, para encontrar as peças e para conseguir fazer as coisas”, conta Manuella, aluna do 4º ano do Ensino Fundamental, “a gente precisa trabalhar juntos para fazer o que foi planejado”, completa.
O programa SIMROBÓTICA® utiliza metodologias, tecnologia e colaboração para inovar o ensino público, colaborando no desenvolvimento de habilidades tecnológicas, comportamentais, organizacionais, socioemocionais, cognitivas e de comunicação dos alunos.