O que é protótipo e como funciona nas aulas de robótica educacional?

Protótipo é tirar a ideia do papel (ou da cabeça) e construir um projeto com os conhecimentos e planejamento prévios adquiridos. Mas no universo da robótica educacional, o protótipo ganha um significado ainda mais poderoso. Ele representa a materialização de ideias, a transformação de conceitos em soluções funcionais e o ponto de partida para um processo de aprendizagem ativo, criativo e interdisciplinar.
No programa SIMROBÓTICA®, os protótipos estão no centro das atividades em sala de aula. São eles que conectam a teoria à prática, a tecnologia ao conteúdo curricular, e os alunos ao protagonismo do próprio aprendizado.
Quando um aluno constrói e programa um robô que simula o mosquito Aedes aegypti ou uma maquete interativa de cidade sustentável, ele não está apenas usando tecnologia — está aprendendo de forma ativa, colaborativa e significativa, transformando em experiências únicas.
Utilizando os kits tecnológicos com peças, sensores, motores, vigas e outros recursos, como os kits da LEGO® Education, os alunos constroem modelos físicos que ganham vida por meio da programação. Tablets com aplicativos exclusivos permitem que as ações dos robôs sejam definidas, testadas e aprimoradas, dando movimento ao protótipo. É nesse processo que conceitos abstratos se tornam palpáveis, despertando o interesse dos alunos e fortalecendo sua autonomia.
Cada protótipo criado em sala de aula tem um propósito educativo claro e pode estar conectado com diferentes disciplinas. Pode representar instrumentos, simular objetos ou representar situações do mundo real. Já foram construídos, por exemplo, um veleiro para ilustrar o contexto histórico da chegada dos portugueses ao Brasil, um robô Aedes aegypti para ações de prevenção à dengue, uma cancela automática inspirada em sistemas urbanos, ou um simulador astronômico para explorar conceitos de física e astronomia. Em projetos maiores, os protótipos compõem maquetes interativas, como a “Cidade Sustentável” ou minicidades temáticas voltadas à educação no trânsito.
Mais do que executar instruções, os estudantes são desafiados a projetar, testar, modificar e apresentar suas criações. O processo é colaborativo e convida à experimentação. As turmas se organizam em equipes com funções definidas — construtor, programador, líder, administrador — promovendo habilidades como comunicação, cooperação, pensamento crítico e resolução de problemas. Os erros, inevitáveis ao longo do caminho, são encarados como parte do aprendizado, estimulando a persistência e a resiliência.
Alinhado à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e fundamentado na abordagem STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática), o programa SIMROBÓTICA® integra a tecnologia ao currículo de forma interdisciplinar. A proposta se inspira também na Cultura Maker, valorizando o fazer como parte essencial do saber. Isso permite que os estudantes aprendam de maneira ativa, conectando a tecnologia às demais áreas do conhecimento e ao seu cotidiano.
O programa SIMROBÓTICA® proporciona uma experiência educativa completa — que une inovação, protagonismo e propósito pedagógico. Cada protótipo construído é um símbolo do potencial criativo dos estudantes e da transformação da sala de aula em um ambiente de aprendizagem estimulante.