20º Fórum Nacional da Undime promove debates sobre os rumos da educação pública com foco em novos gestores

Evento reuniu dirigentes de educação e especialistas para discutir políticas públicas e soluções para os desafios da educação municipal.
De 27 a 30 de julho, a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) realizou o 20º Fórum Nacional Ordinário dos Dirigentes Municipais de Educação, no Centro de Convenções Salvador, na capital baiana. Com o tema “Plano decenal de educação: política de Estado para garantir o direito à educação”, o evento teve como objetivo apoiar os gestores que iniciaram suas gestões em 2025 com debates, reflexões e trocas de experiências fundamentais para os desafios da nova jornada.
Ao longo dos quatro dias, a programação contou com conferências, mesas-redondas e salas temáticas. Entre os assuntos abordados estiveram “Estratégias de enfrentamento das desigualdades educacionais” e “BNCC da Computação e Inteligência Artificial”, que trataram da equidade no acesso à educação de qualidade e da inserção da tecnologia no processo de ensino-aprendizagem – aspectos fundamentais para a formação integral de crianças e jovens.

No espaço de exposições, os participantes puderam conhecer diversas iniciativas voltadas à inovação na educação pública. No estande da SIM Inova® foram apresentadas soluções tecnológicas voltadas à aprendizagem ativa, com destaque para o programa SIMROBÓTICA®, que oferece ensino de robótica para crianças a partir dos 4 anos de idade. Com propostas pedagógicas alinhadas a cada etapa do desenvolvimento escolar, o programa utiliza metodologias que integram robótica, cultura maker e pensamento computacional.
O CEO da SIM Inova®, Ivan Ipólyto, ressaltou o papel transformador da tecnologia educacional nas redes públicas. “A integração dessas ferramentas permite a personalização do aprendizado, o desenvolvimento do pensamento crítico e criativo e o fortalecimento de habilidades, como colaboração e adaptabilidade”, afirma. Ele também destaca a importância da formação continuada dos professores e da ampliação do acesso à robótica educacional em todas as comunidades, reforçando que a educação é o ponto de partida para o progresso das cidades.
Cerca de 2.500 participantes, incluindo prefeitos, vereadores, dirigentes municipais de educação, técnicos e educadores, marcaram presença no evento, que ofereceu acesso a temas estruturantes e estratégicos para o futuro da educação nos municípios.