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                      Escola em tempo integral lidera prioridade da população para educação municipal: como torná-la atrativa?

                      Publicado por Fábio Duran on 06/03/2025

                      Atividades pedagógicas integrativas podem transformar a aprendizagem, tornando-a mais envolvente.

                      A educação em tempo integral é vista por muitos como uma solução capaz de melhorar a qualidade do ensino e ampliar as oportunidades dos estudantes. Segundo o estudo “Opinião das Famílias: Percepções e Contribuições para a Educação Municipal” realizado em julho e agosto de 2024, 48% das famílias colocaram a expansão do número de escolas em tempo integral (1º + 2º lugar citado) como a principal prioridade para a próxima gestão.

                      Entre outras prioridades para as próximas gestões, 1º + 2º lugar citado, destacam-se a melhoria da infraestrutura escolar (40%), o aprimoramento das condições de trabalho dos professores (37%) e investimentos em alfabetização (36%).

                      Uma pesquisa realizada com escolas estaduais de São Paulo revelou que a ampliação da carga horária no ensino integral trouxe impactos significativos no aprendizado de estudantes do 6º ao 9º ano. Os dados mostram um aumento de 35% no desempenho em matemática e 26% em português, destacando como o maior tempo dedicado às atividades escolares pode potencializar o desenvolvimento acadêmico dos alunos.

                      No entanto, para que o modelo seja realmente transformador, não basta apenas aumentar a quantidade de escolas com essa oferta. É preciso torná-las atrativas e efetivas, garantindo que o tempo adicional traga benefícios concretos para os estudantes.

                      Um estudo publicado na Revista Eletrônica de Educação, intitulado “Educação Municipal e a Escola em Tempo Integral”, analisou a associação entre o I-Educ (Índice de Efetividade da Educação) — um dos componentes do IEGM (Índice de Efetividade da Gestão Municipal) — e os indicadores relacionados ao aprendizado dos alunos e às matrículas em tempo integral.

                      A permanência dos alunos em tempo integral demanda melhoria na infraestrutura bem como na gestão de satisfação desses alunos, no sentido que torne mais atrativa sua permanência na unidade escolar, sendo possível apontar, por exemplo, o acompanhamento da qualidade da merenda escolar, existência de infraestrutura de ensino com apoio da tecnologia, o incentivo a elaboração do Plano Municipal de Educação, existência de água tratada e o fornecimento de transporte escolar.

                      — Alfredo Alcure Neto et al.

                      Estratégias pedagógicas inovadoras podem ser a chave para esse sucesso. A inclusão de práticas como a robótica educacional, por exemplo, permite que os alunos desenvolvam habilidades essenciais, como criatividade, raciocínio lógico, trabalho em equipe e autoconfiança. Além disso, atividades extracurriculares e projetos interativos ajudam a transformar a escola em um ambiente acolhedor e estimulante.

                      Para atender às expectativas da população é essencial que as escolas em tempo integral combinem infraestrutura adequada, professores capacitados e metodologias que despertem o interesse dos alunos.

                      Entre em contato e saiba mais sobre como tornar a educação em tempo integral um verdadeiro diferencial com o programa SIMROBÓTICA® e como ele está ajudando escolas públicas a transformar o aprendizado no Brasil.

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