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Integração da tecnologia na aprendizagem: desafios e metas para as escolas públicas

25/06/2024

81% dos gestores públicos consideram que o uso das tecnologias impacta positivamente o processo de aprendizagem; 46% declararam que não há nenhum programa ou projeto implementado em suas escolas.

A adoção de tecnologia na rede pública de ensino, propondo práticas ligadas à aprendizagem e à gestão, mostra que gestores e educadores estão mais conscientes sobre o uso de ferramentas tecnológicas nos processos pedagógicos, mas ainda há um longo caminho a ser percorrido.

Quando se fala em formação e infraestrutura nas escolas públicas brasileiras, como internet e equipamentos, é necessário e urgente falar de projetos ou programas voltados para a inserção da tecnologia na prática pedagógica.

Dados do Relatório Guia Edutec – Diagnóstico do Nível de Adoção de Tecnologia nas Escolas Públicas Brasileiras em 2022”, lançado pelo Centro de Inovação para a Educação Brasileira, apontam que 81% dos gestores consideram que o uso das tecnologias digitais impacta positivamente os processos de ensino e de aprendizagem e melhora a qualidade e equidade educacional. Entretanto, 46% declararam que não há nenhum programa ou projeto implementado em suas escolas para promover a integração das tecnologias digitais nas práticas pedagógicas.

No que se refere às formações para o uso pedagógico de tecnologia, 69% das escolas estaduais e 51% das municipais declararam que mais da metade dos docentes realizaram formações da rede de ensino ou externas, mas apenas 30% das instituições nos dois níveis engajaram essa participação. O Portal Educação Modelo visa, justamente, oferecer uma plataforma que permita a gestão educacional e, também, a atualização curricular dos educadores.

Em relação a troca de conhecimentos, 90% gestores apoiam os docentes para usar a tecnologia na escola, mas somente 39% das escolas estaduais e 26% das escolas municipais fortalecem o uso intencional nas práticas pedagógicas.

O documento lançado pelo CIEB em parceria com o Ministério da Educação contou com a resposta de 104 mil escolas das 27 redes estaduais de ensino, o que representa 75% das escolas públicas brasileiras.

O que diz a UNESCO

O Global Education Monitoring Report (GEM Report), um relatório anual publicado pela UNESCO, aponta que os avanços expressivos na tecnologia digital estão transformando o mundo rapidamente, mas ainda promovem mudanças desiguais.

O relatório cita evidências que mostram que os benefícios do aprendizado desaparecem se a tecnologia for usada excessivamente ou na ausência de um professor qualificado. Por exemplo, no Peru, quando mais de um milhão de laptops foram distribuídos sem serem incorporados à pedagogia, o aprendizado não melhorou.

O relatório recomenda que a tecnologia seja introduzida na educação com base em evidências que demonstrem que ela seja apropriada, igualitária, escalonável e sustentável. Ou seja, que contribua para alcançar melhores resultados na aprendizagem e complementar uma educação baseada na interação humana.

Como a tecnologia molda as práticas pedagógicas?

As novas práticas pedagógicas, impulsionadas pelo avanço tecnológico, estão promovendo uma educação mais interativa e personalizada. Essa integração está revolucionando a maneira como professores e alunos interagem e aprendem.

O ensino baseado em projetos incentiva os alunos a aplicar o conhecimento em situações do mundo real, promovendo uma aprendizagem prática e relevante. Este método ajuda a desenvolver habilidades críticas como solução de problemas e pensamento crítico.

Além disso, o desenvolvimento de habilidades sociais e emocionais está se tornando uma parte crucial dos currículos escolares. Ensinar estudantes a gerenciar emoções e trabalhar eficazmente com os outros prepara-os melhor para desafios pessoais e profissionais, uma das propostas pedagógicas do programa SIMROBÓTICA®.

Acompanhando as mudanças do século XXI, a SIM Inova ® traz soluções que conecta as mais inovadoras ofertas educacionais às necessidades reais da educação pública brasileira.

Visando transformar efetivamente o sistema público de ensino, contribui para que o ensino seja cada vez mais inovador, instigante, sintonizado com as particularidades de cada realidade local e aberto a considerar e a integrar as individualidades de cada estudante no processo de ensino aprendizagem.

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