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                      Cultura Digital na Educação: como a BNCC 5 transforma aprendizagens

                      Publicado por Fábio Duran on 11/11/2024

                      Entenda como a Competência Geral 5 da BNCC estimula a usar tecnologias digitais de forma crítica e ética no aprendizado.

                      A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) estabelece dez competências gerais que guiam a formação dos estudantes, entre elas a Competência Geral 5 – Cultura Digital, que se refere à compreensão, utilização e criação de tecnologias digitais de forma crítica, significativa e ética. Essa competência é fundamental para que os alunos possam comunicar-se, acessar e produzir informações, resolver problemas e exercer seu protagonismo e autoria no mundo contemporâneo.

                      Todas as competências previstas na BNCC estão interconectadas e, frequentemente, reforçam umas às outras. A Competência Geral 5, por exemplo, não deve ser limitada à mera habilidade de manusear softwares ou aplicativos, que podem se tornar rapidamente obsoletos. O foco deve estar na discussão sobre como essas tecnologias são utilizadas.

                      Ferramentas tecnológicas, como tablets e softwares, não são apenas instrumentos; elas têm o potencial de ampliar a abordagem criativa dos estudantes diante de problemas complexos, servindo como meios de consulta e validação de hipóteses.

                      Além disso, aprender a programar é uma prática que exige uma estruturação cuidadosa do raciocínio e das estratégias de ação. Desde os mimeógrafos e dos projetores, é indiscutível que a tecnologia tem desempenhado um papel importante na educação. Contudo, a presença de ferramentas tecnológicas em si não garante um aprendizado efetivo. É necessário que o uso dessas tecnologias seja intencional e significativo.

                      Nas aulas do programa SIMROBÓTICA®, os estudantes utilizam diversos recursos para o aprendizado de robótica educacional, como kits da LEGO® Education, tablets com aplicativos exclusivos e Cadernos de Atividades. Cada projeto é contextualizado, e os estudantes assumem diferentes funções (líder, administrador, construtor e programador) para realizar as atividades. Essa abordagem garante a integração da tecnologia a uma proposta pedagógica significativa de forma prática.

                      A BNCC enfatiza a importância de incentivar os alunos a se tornarem protagonistas em suas aprendizagens, desenvolvendo habilidades críticas e reflexivas. Para que a tecnologia se torne uma aliada no processo de ensino-aprendizagem, os educadores precisam planejar atividades que façam sentido no contexto dos alunos. Isso implica ir além do uso superficial de recursos digitais e integrar essas ferramentas de maneira crítica e ética.

                      Tooltip com CSS

                      O papel do educador é fundamental como facilitador, promovendo um ambiente em que os alunos possam explorar e utilizar tecnologias de forma consciente. Isso inclui a discussão de temas como ética na internet, a importância da netiquetaNetiqueta é o conjunto de normas de etiqueta para o comportamento adequado na internet. e a identificação de fake news.

                      A cultura digital não deve ser vista como uma tendência passageira, mas como uma necessidade que deve ser incorporada ao cotidiano escolar. Com um planejamento intencional e a utilização adequada das tecnologias, é possível transformar o aprendizado dos estudantes, preparando-os para um mundo cada vez mais conectado. O objetivo é permitir que esse aprendizado seja significativo, promovendo o desenvolvimento de competências e habilidades essenciais para a vida em sociedade.

                      Conheça o programa SIMROBOTICA® e como ele pode potencializar a educação pública por meio da tecnologia. Entre em contato.

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