Organizada pela Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis, por meio da Diretoria de Ensino Fundamental, Departamento de Tecnologias Educacionais e professores de tecnologias educacionais da Rede Municipal de Ensino, a segunda edição do “Techday na Escola” ocorreu no dia 18 de novembro.

Topázio Neto, prefeito de Florianópolis, acompanhado por Maurício Fernandes Pereira, secretário municipal de Educação, apresenta maquete criada pelos estudantes.

O Techday é um evento itinerante anual que exalta o uso de tecnologia na educação. “A ideia é oportunizar a aprendizagem colaborativa dos estudantes de diferentes unidades de ensino da nossa rede e propor mostras de trabalho pedagógico que tenham relações com as tecnologias, seguindo uma lógica maker de, literalmente, colocar a mão na massa!”, conta Iracema Munarim, coordenadora do Departamento de Tecnologias Educacionais. “Um espaço para repensar metodologias pedagógicas na sala de aula e em diferentes espaços educativos que instiguem novas possibilidades de aprendizagem através de recursos midiáticos e dispositivos digitais ou analógicos”, complementa.

Estudantes se preparam para o Festival de Robótica do Techday.

O evento deste ano foi sediado pela Escola Básica Municipal (EBM) Beatriz de Souza Brito das 9h às 21h30. “Nossa primeira edição aconteceu em 2019 na EBM Maria Conceição Nunes e naquela época contamos com 250 estudantes envolvidos, mas com a pandemia de covid-19 não foi possível repeti-lo nos anos seguintes”, explica Iracema. “Conseguimos organizar nesse ano, envolvendo 500 estudantes da nossa rede, com 22 oficinas e 8 mostras de trabalho, além do Festival de Robótica”.

Desde a primeira edição do evento percebemos como as oficinas e mostras tiveram impacto nos processos de ensino e aprendizagem das nossas escolas. Professores se sentiram estimulados a compartilhar seus conhecimentos com estudantes de outras escolas e também levaram para seus alunos novas formas de ensinar aprendidas no evento. E os estudantes, além de se sentirem valorizados ao mostrar os seus trabalhos para a comunidade, também vivenciaram experiências únicas no Techday, levando o conhecimento para suas vidas.

Iracema Munarim, coordenadora do Departamento de Tecnologias Educacionais

Com uma programação repleta de aprendizagem, com palestras e atividades de diferentes temas e novas oficinas, as grandes novidades desta edição foram as oficinas de robótica educacional e o Festival de Robótica, que contou com 80 estudantes de diferentes unidades de ensino da cidade.

Saiba mais como foi o Techday na Escola 2022. Dê o play:

Compartilhe nosso post :)