Nos próximos dias 10 e 11 de novembro, o Governo do Estado de Roraima realizará o 29º FECIRR (Feira Estadual de Ciências de Roraima), cujo tema deste ano será “Roraima: 33 anos de Ciência, Tecnologia e Inovação”. A primeira edição da Feira ocorreu em 1986 e se tornou um dos mais importantes espaços para a iniciação científica de estudantes da Educação Básica do estado.

A Feira, que é uma iniciativa do Governo de Roraima por meio da SEED (Secretaria Estadual da Educação e Cultura), em parceria com o SEBRAE-RR (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Roraima), será realizada no Parque Anauá, Boa Vista/RR.

Segundo o secretário de Educação e Desporto de Roraima, Nonato Mesquita, o incentivo do governo estadual na prática da ciência permite o melhoramento intelectual dos nossos alunos da rede pública de educação, abre novos horizontes e forma uma geração mais preparada para o mercado de trabalho. “Esse é um direcionamento de gestão do governador Antonio Denarium com a finalidade de melhorar os indicadores educacionais do Estado”, enfatizou.

Em especial, a implantação da disciplina de robótica nas escolas estaduais está alinhada com a atual realidade, onde os estudantes estão desenvolvendo novas habilidades e competências necessárias para o atual momento que vivemos, que é a era tecnológica.

Nonato Mesquita, secretário da SEED

A FECIRR será presencial após dois anos, devido à pandemia. Todas as escolas do estado podem inscrever até três projetos por etapa de ensino. “Participar da Feira é colaborar com o desenvolvimento da iniciação científica na escola”, destaca a professora Gisele Oliveira, uma das coordenadoras do evento.

Uma comissão será responsável pela seleção dos trabalhos que, ao final da Feira, premiará os projetos que possuam as melhores pontuações de todo o evento.

Os cinco melhores colocados receberão troféus, certificados e medalhas, e os primeiros colocados de cada etapa de ensino receberão também menção honrosa.

Compartilhe nosso post :)