Assim como o lápis precisa da firmeza da mão para fazer o traçado, os estudantes precisam de figuras que os inspirem e motivem diariamente, formando uma poderosa tríplice: família, escola e estudante. As rotinas agitadas dos pais e responsáveis criam a necessidade de colocar as crianças na escola cada vez mais cedo, muitas vezes antes até do primeiro ano de vida. Isso faz com que, consecutivamente, os pais também passem menos tempo com as crianças nos anos iniciais de vida.

Justamente por isso, é importante acompanhar a vida escolar dos pequenos desde a educação infantil. Como aponta a Revista Crescer, referência em educação, demonstrar interesse pela rotina estudantil é uma forma de valorizar cada pequeno esforço da criança. Além do que, esse acompanhamento pode gerar certa segurança para o estudante, já que a família não procura pela escola apenas em situações de conflito ou quando ele não está bem pedagogicamente. O bom relacionamento entre pais e professores é um forte aliado para que esse acompanhamento ocorra da melhor forma possível. 

Esse acompanhamento, além de valorizar o estudante, é uma forma de motivá-lo a fazer os trabalhos e tarefas, não só passados em sala de aula, mas também o conteúdo a ser feito em casa, proporcionando uma relação de troca de saberes e experiências entre pais e estudantes. O ambiente familiar é um dos principais responsáveis por promover estímulos na criança em busca do conhecimento. Essa interação irá fortalecer também os laços entre a criança e o responsável, não só no presente, mas garantindo uma relação de confiança no futuro.   

Além disso, esse acompanhamento auxilia no desenvolvimento do caráter do estudante, da disciplina, a encontrar dificuldades e como ajudar a enfrentá-las e a partir de que momento ele pode e deve seguir sozinho.

Não há uma fórmula mágica para esse acompanhamento ser feito, mas ele pode partir de pequenas atitudes diárias a serem mantidas pelos pais, como verificar o material que volta para casa com os deveres.

A tecnologia pode ser outra grande aliada neste processo, já que muitas instituições de ensino oferecem acompanhamento online aos pais sobre o rendimento das crianças em atividades de casa, em sala, trabalhos extracurriculares e provas. Porém, é muito importante que esse acompanhamento reconheça não só os “erros” dos estudantes, mas também cada pequeno acerto por eles obtidos. 

Compartilhe nosso post 🙂